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Advocacy e Políticas Públicas: Teoria e Prática

Carga Horária: 64 horas-aula
Data de início: 12/03/2018
Data de término: 02/07/2018
Dias da semana: 2as feiras
Horário: 19h30 às 22h45
Unidade: 9 de Julho
Objetivo 

Advocacy constitui o processo organizado e planejado de informar e influenciar tomadores de decisão, por meio de conscientização e engajamento de outros atores da sociedade, tendo como objetivo promover mudança (ou manutenção) de uma política pública de interesse amplo, baseada em evidências concretas. Através do advocacy, organizações do campo social conscientizam a opinião pública sobre importantes causas a serem defendidas, engajam atores relevantes na discussão e pressionam os tomadores de decisão em prol da defesa de determinada política. Campanhas de advocacy procuram influenciar o tomador de decisão concentrando-se na defesa de políticas públicas de interesse amplo que trarão impacto positivo para a sociedade civil como um todo. Tendo em vista a importância e a complexidade da atividade de advocacy, o objetivo do curso é aprimorar o conhecimento teórico e prático de profissionais do campo social que desejem empreender ações que visem provocar mudanças sociais a partir de incidência política, aperfeiçoando competências relacionadas a atividades desenvolvidas entre a sociedade civil organizada e o Estado/Governo em todas as suas esferas de atuação.

Objetivos específicos:

  • Apresentar os alcances e limites da atividade de advocacy no Brasil e discutir sua importância para o aprofundamento da democracia e da transparência do processo decisório estatal;
  • Compreender a estrutura, o funcionamento e o processo decisório estatal em suas três esferas de competência: municipal, estadual e federal; 
  • Examinar as funções do Estado (política, executiva, jurisdicional e fiscalizadora) e suas atribuições;
  • Apresentar as estratégias de comunicação mais eficientes para informar o público interno e externo das organizações do campo social sobre o seu trabalho de incidência política, conquistar aliados, criar coalizões e elaborar uma agenda positiva junto ao Governo;
  • Fornecer ferramental teórico e prático para a elaboração e execução de estratégias e ações de advocacy a fim de influenciar o processo decisório;
  • Ampliar o debate acerca da importância estratégica das organizações do campo social para elaboração e implementação das políticas públicas.
Público Alvo 

O público alvo do PEC Advocacy e Políticas Públicas é formado por profissionais do campo social (associações, fundações, movimentos sociais, coletivos etc.) que trabalham ou têm interesse em trabalhar na defesa de causas da organização que representa e gerar incidência política. O caráter interdisciplinar do curso faz com que não haja restrições quanto à formação acadêmica desses profissionais.

Metodologia 

Com o objetivo de aliar teoria e prática, as aulas expositivas serão um ambiente propício para o debate, onde se privilegiará a discussão de casos práticos e a troca de experiências entre os alunos. As exposições serão ministradas por professores da FGV e por experientes profissionais do campo social. No workshop, ao final do curso, a partir da simulação de um problema real de uma organização, os alunos irão desenvolver um caso de incidência política com a progressiva materialização das experiências adquiridas ao longo do curso, apresentando e discutindo os diferentes estágios de elaboração de uma campanha de advocacy. 

Clique aqui para consultar corpo docente.

Programa 

Módulo I - Estado, Governo e Sociedade

  • Estado e Governo (08 horas-aula)
    Estrutura, funcionamento e atribuições do Estado; estrutura e competência dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no Brasil; processo decisório estatal, mapeamento e identificação dos órgãos e atores-chave no processo de decisão política; processo legislativo e implementação de leis e políticas públicas.
     
  • Sociedade civil e ação coletiva (08 horas-aula)
    A constituição da sociedade civil no Brasil: movimentos sociais e organizações. Compreensão das teorias de ação coletiva: o papel da sociedade civil; A relação entre Estado e a sociedade civil e o trabalho em redes.


Módulo II - Comunicação, Engajamento e Mobilização

  • Comunicação e mobilização em advocacy (08 horas-aula)
    Teoria da comunicação; estratégias de comunicação: identificação de público-alvo, transmissão adequada de mensagens e respostas do público-alvo; Relações com a mídia; Relações com o governo; Identificação dos veículos de comunicação; Medidas de prevenção de crise: gestão de risco e análise das vulnerabilidades da organização; Âmbitos e fluxos da comunicação para mobilização da sociedade civil; Uso da mídia (tradicional e digital) para mobilização da sociedade civil em campanhas de advocacy.
     
  • Gestão e engajamento de atores-chave (stakeholders) (08 horas-aula)
    Conceito de stakeholders; Princípios da gestão de stakeholders; Classificação e tipos de stakeholders (funcionários, imprensa, comunidade, governo e sociedade; clientes e consumidores; cadeia de fornecedores; acionistas); Identificação de stakeholders: interesses e oportunidades para criar vantagem competitiva; Metodologias de análise de stakeholders; Razões e benefícios do engajamento de stakeholders; Níveis de engajamento de stakeholders; O processo de engajamento com stakeholders; Plano de ação de engajamento de stakeholders.


Módulo III - Plano de Ação em Advocacy

  • Fundamentos do advocacy (08 horas-aula)
    Definição e tipos de advocacy; o que se busca com as ações de advocacy (resultados); etapas de uma ação de advocacy; gerenciamento de ações de advocacy (Recursos, capacidades, estrutura e competências essenciais); estratégias e técnicas de advocacy; Análise e discussão de estudos de caso.
     
  • Participação social efetiva: como fazer advocacy (16 horas-aula)
    Identificação de temas; Análise do problema; Construção de objetivos; Análise da situação (cenário); Avaliação de recursos, capacidades, estrutura e competências essenciais; Finalização de objetivos; Elaboração de plano de advocacy; Implementação do plano de advocacy; Monitoramento e avaliação; Revisão do plano de advocacy.
     
  • Workshop: Advocacy na prática (08 horas-aula)
    O objetivo do workshop é capacitar o aluno a dissecar um problema no âmbito de advocacy, analisar as diferentes variáveis envolvidas, interpretar dados, avaliá-los estrategicamente e criar cursos alternativos de ação para a organização que representa, a partir da simulação de um problema real de uma organização. 
Investimento: 

Até 29/12/2017: R$ 5.248,00 à vista ou até 6X de R$ 896,57

Até 09/02/2018: R$ 5.457,92 à vista ou até 6X de R$ 932,43

A partir de 12/02/2018: R$ 5.676,24 à vista ou até 6X de R$ 969,73

Formas de Pagamento:
Boleto Bancário -> à vista ou parcelado.
Cartão de Crédito (compra recorrente: Visa e Mastercard) -> parcelado, a partir da 2ª parcela.

» O primeiro pagamento deverá ser realizado via boleto bancário e terá como data de vencimento 3 (três) dias corridos após a efetivação de matrícula. As demais parcelas poderão ser pagas via cartão de crédito ou boleto e terão vencimento para o dia 10 (dez), a partir do mês do início do curso.

» Os planos de investimentos serão válidos para candidatos aprovados com matrículas efetivadas até as datas mencionadas acima. O processo de matrícula compreende entrega da documentação, assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.

Processo Seletivo 

Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo.

Documentação necessária 

Documentação exigida no ato da matrícula:

» Diploma de nível superior ou Certificado de Conclusão do curso de Graduação ou a carteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas; (*)
» Para candidatos sem graduação, mas que possuem experiência na área de saber do curso, deverá ser apresentada declaração da organização atestando sua experiência.
» Cédula de Identidade e CPF; (*)
» Comprovante de residência; (*)
» Ex-alunos: certificado de conclusão de curso realizado na FGV. (**)

(*) somente cópias autenticadas ou documentos originais para autenticação no ato da matrícula. A Declaração de conclusão deverá ter sido emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.
(**) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante apresentação da documentação exigida.

Observações 

Eventualmente as aulas poderão ser ministradas fora das instalações da FGV.