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Alto Desempenho Executivo e Alavancagem de Carreira

Carga Horária: 60 horas-aula
Dias da semana: 3as feiras
Horário: 19h30 às 22h45
Unidade: 9 de Julho
Coordenador(es): Prof. Marcelo G. de A. Prado
Objetivo 

Capacitar pessoas no desenvolvimento de suas habilidades para alcançar alto desempenho funcional, contribuindo para melhorar o clima organizacional.

Público Alvo 

Este curso é oferecido a profissionais graduados (bacharelado ou licenciatura, situação comprovada pela apresentação da documentação pertinente) e com três anos de experiência em nível gerencial, no mínimo.

Metodologia 

O curso será desenvolvido com base em preleções de conteúdo acadêmico que privilegia a ação executiva e com foco na atualidade dos perfis culturais dominantes das organizações.

Discussões orientadas, incluindo leituras dirigidas e a discussão de casos, integram a metodologia empregada.

Tais discussões serão desenvolvidas de forma progressiva, interativa e iterativa, conforme exposto a seguir:
. A progressividade resulta da aplicação da palestra imediatamente anterior, somada aos conteúdos já discutidos. A nova base de conhecimento resultante trabalhará os conceitos a serem apresentados na palestra subsequente, e assim por diante.
. A interatividade, por outro lado, está garantida pelo constante estímulo para apresentar os trabalhos desenvolvidos para discussão em classe. Eventuais repetições serão evitadas trabalhando-se as exceções, sem prejuízo da interação desejada.
. Finalmente, a iteratividade provém da incorporação de ajustes no conteúdo, a fim de permitir a compreensão de todos os participantes.

Dessa forma, ao final, todos os aspectos abordados nas preleções terão sido aplicados e discutidos por todos os grupos.

Cumpre ressaltar as sessões de mentoring nas disciplinas “Relações Interpessoais” e “Negociação para o Sucesso Pessoal”. Nesses encontros são discutidos casos previamente escolhidos com foco nas realidades dos Mapas de Poder descritos na Atividade Preliminar, de modo a exercitar a aplicação dos conteúdos discutidos, sem identificar as empresas.
Dessa forma, os participantes serão continuamente estimulados a participar ativamente durante o curso, a construir conhecimento específico pertinente e a desenvolver atitudes alinhadas ao objetivo proposto.

Programa 

1- Desenvolvimento das Relações Interpessoais (12 horas-aula)

A partir do entendimento da dinâmica das relações interpessoais, a disciplina explora o domínio da empatia sobre as emoções a fim de desenvolver capacitação para gerenciar também com o coração. Essa abordagem permite a exploração de janelas de oportunidade, inclusive aquelas que exijam substanciais modificações estruturais, suavizando uma potencial deterioração do clima organizacional.

Os seguintes tópicos são aqui explorados: autoconhecimento, reaprendizagem de atitudes, resiliência, leitura e interpretação do mapa de poder da organização. Para tal são identificados os papéis desempenhados, tanto por aqueles que participam diretamente das ações decorrentes da implantação da estratégia adotada, como daqueles indiretamente por elas afetados.

 

2- Liderança e Motivação (12 horas-aula)

Essa disciplina objetiva superar os desconfortos resultantes, tanto dos potenciais conflitos de interesse surgidos, como do abandono de práticas atualmente incompatíveis para desenvolver negócios nos cenários em perspectiva.

O desafio está em liderar e motivar pessoas, de modo a superar as barreiras existentes, garantindo uma bem-sucedida realização.

Para tanto, a partir do desenvolvimento das capacidades cognitivas e sociais dos alunos, é trabalhada a criação de capacitação para o máximo engajamento dos colaboradores.

O conteúdo explora as dinâmicas de liderança e motivação através dos tópicos:

  • Dinâmica das relações e dos interesses no ambiente organizacional;
  • Construção de relacionamentos via a comunicação interpessoal;
  • Gestão do conhecimento;
  • Impactos da Governança Corporativa em projetos;
  • Gestão de pessoas, liderança e motivação em projetos;
  • Job burnout: conhecimento e uso adequado das técnicas de combate ao constante desgaste para reduzir a ameaça de perda de talentos.

 

3- Negociação para o Sucesso Pessoal (12 horas-aula)

A negociação é aqui tratada como uma habilidade aprendida que exige um planejamento o qual compreende as etapas:

  • Leitura e interpretação do mapa de poder da organização;
  • Detecção e hierarquização de oportunidades;

A hierarquização obedece aos aspectos de relevância estratégica e viabilidade de exploração. Viabilidade é expressa pela adequação do timing e da avaliação de recursos, esforços e tempo requeridos para a bem-sucedida realização do objetivo.

Definição e construção do posicionamento requerido para negociar com sucesso.

Esse tópico demanda a identificação e aquisição das habilidades pessoais requeridas para o posicionamento em questão.

Identificação dos comprometimentos de interesse e construção das alianças necessárias e possíveis.
Obtenção de alavancagem durante a negociação, inclusive com a exploração da leitura corporal dos players.

Complementa a disciplina a apresentação e discussão de técnicas de negociação aplicadas à carreira.

 

4- Venda de Ideias e Técnicas de Apresentação (12 horas-aula)

O sucesso da venda de um desafio, e da abordagem a ser utilizada depende, em grande parte, de uma comunicação eficaz, o que envolve:

  • Identificação dos públicos;
  • A quebra de paradigmas exige a segmentação do público envolvido. O peso da contribuição das pessoas para o sucesso do projeto, o nível potencial de rejeição da ideia (e do profissional que a apresenta) e nível hierárquico, são alguns exemplos de variáveis para segmentar a audiência;
  • Uso de técnicas para a criação de impactos marcantes, porém alinhados aos valores da organização e adequados aos perfis de cada segmento;
  • Desenvolvimento de conteúdos que sejam do interesse e da compreensão de cada segmento.

 

5- Entrega de Valor com Sucesso (12 horas-aula)

Utilizando o conhecimento adquirido nos temas anteriores, esse tópico tem por objetivo divulgar os resultados alcançados de modo a gerar awareness, aumentar a lealdade dos colaboradores diretos, reforçar o posicionamento do líder e conquistar aliados para enfrentar desafios futuros.

Agenda:

Uso do Balanced Scorecard (BSC) nessa entrega (aplicável também em projetos pessoais);
Uso do Business Model Generation (Modelo Canvas) na Entrega de Valor com Sucesso: exercício que envolve a geração e a captura de valor, com ênfase na proposição de valor;
Entrega de valor com sucesso: discussão e consolidação do exercício.

Investimento: 

Até 09/06/2017: R$ 4.980,00 à vista ou 6X de R$ 850,78

Até 18/07/2017: R$ 5.100,00 à vista ou 6X de R$ 871,28

A partir de 19/07/2017: R$ 5.220,00 à vista ou 6X de R$ 891,78

Formas de Pagamento:
Boleto Bancário -> à vista ou parcelado.
Cartão de Crédito (compra recorrente: Visa e Mastercard) -> parcelado, a partir da 2ª parcela.

» O primeiro pagamento deverá ser realizado via boleto bancário e terá como data de vencimento 3 (três) dias corridos após a efetivação de matrícula. As demais parcelas poderão ser pagas via cartão de crédito ou boleto e terão vencimento para o dia 10 (dez), a partir do mês do início do curso.

» Os planos de investimentos serão válidos para candidatos aprovados com matrículas efetivadas até as datas mencionadas acima. O processo de matrícula compreende entrega da documentação, assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.

Processo Seletivo 

Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo.

Documentação necessária 

Documentação exigida no ato da matrícula:

» Diploma de nível superior ou Certificado de Conclusão do curso de Graduação ou a carteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas; (*)
» Cédula de Identidade e CPF; (*)
» Comprovante de residência; (*)
» Ex-alunos: certificado de conclusão de curso realizado na FGV. (**)

(*) somente cópias autenticadas ou documentos originais para autenticação no ato da matrícula. A Declaração de conclusão deverá ter sido emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.
(**) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante apresentação da documentação exigida.

Observações 

Eventualmente as aulas poderão ser ministradas fora das instalações da FGV.