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Analytics para Marketing Quantitativo

Carga Horária: 60 horas-aula
Data de início: 13/08/2018
Data de término: 26/11/2018
Dias da semana: 2as feiras
Horário: 19h30 às 22h45
Unidade: 9 de Julho
Objetivo 

O tem como objetivo apresentar os fundamentos da estatística multivariada empregados em modelos mercadológicos avançados, com ênfase na aplicação das técnicas e no estímulo à intuição para o entendimento dos conceitos, evitando-se desenvolvimentos matemáticos.

Público Alvo 

Profissionais envolvidos com database marketing, marketing de relacionamento, modelos mercadológicos e inteligência de mercado.

Tipicamente, quatro grupos de profissionais costumam aproveitar bem o curso:

a) profissionais que trabalham em institutos de pesquisa e precisam aprender as várias técnicas estatísticas para lidarem com os dados pesquisados;

b) profissionais que trabalham em empresas e precisam ser capazes de dialogar com os institutos de pesquisa;

c) profissionais que fazem suas próprias pesquisas internamente nas empresas e precisam tratar os dados estatisticamente, para a tomada de decisões;

d) profissionais já formados em Estatística e que precisam se atualizar ou construir uma ponte com a aplicação aos problemas práticos do Marketing.

Exige-se que o aluno tenha formação superior, preferencialmente nas áreas de Administração, Economia, Comércio Exterior, Engenharia, Matemática, Ciências da Computação ou áreas similares. Todavia, alunos com formação superior em outras áreas também podem se beneficiar com o curso, desde que tenham vivência com problemas de marketing em empresas.

Não são exigidos conhecimentos prévios em Estatística ou no uso do software estatístico "R".  Todavia, é fundamental que o aluno tenha experiência prática com o uso de Excel (precisa estar familiarizado com o uso de fórmulas, filtros, recursos de ordenação, etc., mas não é necessário conhecimento de VBA).

Metodologia 

Os participantes terão a oportunidade de tomar contato com a teoria quantitativa e, por meio de software estatístico, poderão aplicá-la na análise e discussão de casos práticos. As atividades serão conduzidas em sala de aula e no laboratório (exercícios práticos com o uso de computadores, Excel e "R").

Programa 

Surveys, Experimentos e Testes Estatísticos Aplicados em Marketing (16 horas-aula)
Este módulo será ministrado parte em sala de aula (8h) e parte em laboratório (8h). Em sala de aula, serão discutidas algumas técnicas utilizadas no mercado para coletas de dados apropriadas para surveys e as principais limitações. Também serão discutidos: os principais testes estatísticos utilizados em marketing; conceitos de experimentos e inferência estatística; cálculo de tamanho de amostra, margem de erro e evidências estatísticas. No laboratório, os participantes, com auxílio do computador, realizarão testes estatísticos em bases de dados fornecidas. 

Previsão Baseada em Análise de Regressão: Técnicas, Escolha de Variáveis e Interpretação dos Resultados (20 horas-aula)
Este módulo será ministrado parte em sala de aula (10h) e parte em laboratório (10h) e tem como objetivo capacitar os participantes a construir e analisar modelos de previsão de demanda, satisfação e outras variáveis importantes no marketing, utilizando regressão linear simples e múltipla. Neste tópico também se discutirá como construir modelos com sazonalidade e como contemplar eventos nos modelos de previsão. Relações não-lineares também serão abordadas. Os participantes utilizarão bases de dados para construir e analisar modelos de regressão, para fins de previsão, utilizando Excel e outro software com mais recursos.

Segmentação de Mercado (04 horas-aula)
Este módulo será ministrado parte em sala de aula (2h) e parte em laboratório (2h). Em sala de aula, serão discutidas técnicas quantitativas de segmentação e de descrição dos segmentos obtidos. No laboratório, os participantes farão segmentação de clientes, com base em ferramentas estatísticas, utilizando diferentes bases de dados: comportamentais e atitudinais.

Análise de Propensão Baseada em Modelos Discriminantes: Técnicas, Escolha de Variáveis e Otimização (12 horas-aula)
Este módulo será ministrado parte em sala de aula (6h) e parte em laboratório (6h) e tem como objetivo capacitar os participantes a aplicar, analisar e comparar técnicas estatísticas (regressão logística e árvores de decisão) para avaliação de propensão de compra e churn, dentre outras. Os participantes utilizarão bases de dados para construir e analisar modelos de propensão utilizando softwares estatísticos.

Discussão de Casos Práticos (08 horas-aula)
Este módulo será ministrado parte em sala de aula (6h) e parte em laboratório (2h). Serão apresentados casos práticos de marketing quantitativo e os alunos apresentarão análises a partir de problemas reais de suas empresas, utilizando as técnicas trabalhadas no curso. Algumas técnicas estatísticas complementares serão ainda abordadas no final do curso, para aplicação prática pelos participantes.

Investimento: 

Até 29/06/2018: R$ 4.920,00 à vista ou até 6X de R$ 840,53

Até 31/07/2018: R$ 5.116,80 à vista ou até 6X de R$ 874,15

A partir de 01/08/2018: R$ 5.321,47 à vista ou até 6X de R$ 909,12

Formas de Pagamento:
Boleto Bancário -> à vista ou parcelado.
Cartão de Crédito (compra recorrente: Visa e Mastercard) -> parcelado, a partir da 2ª parcela.

» O primeiro pagamento deverá ser realizado via boleto bancário e terá como data de vencimento 3 (três) dias corridos após a efetivação de matrícula. As demais parcelas poderão ser pagas via cartão de crédito ou boleto e terão vencimento para o dia 10 (dez), a partir do mês do início do curso.

» Os planos de investimentos serão válidos para candidatos aprovados com matrículas efetivadas até as datas mencionadas acima. O processo de matrícula compreende entrega da documentação, assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.

Processo Seletivo 

Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo.

Documentação necessária 

Documentação exigida no ato da matrícula:

» Diploma de nível superior ou Certificado de Conclusão do curso de Graduação ou a carteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas; (*)
» Cédula de Identidade e CPF; (*)
» Comprovante de residência; (*)
» Ex-alunos: certificado de conclusão de curso realizado na FGV. (**)

(*) somente cópias autenticadas ou documentos originais para autenticação no ato da matrícula. A Declaração de conclusão deverá ter sido emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.
(**) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante apresentação da documentação exigida.

Observações 

Eventualmente as aulas poderão ser ministradas fora das instalações da FGV.