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Competitividade: Inovação, Organizações e Pessoas

Carga Horária: 60 horas-aula
Data de início: 05/09/2018
Data de término: 12/12/2018
Dias da semana: 4as feiras
Horário: 19h30 às 22h45
Unidade: 9 de Julho
Objetivo 

O programa busca ampliar o entendimento de como se dá a integração e o alinhamento entre o conhecimento requerido (tecnologia do produto e processo, informação, BI), o ambiente inovador (gestão, motivação, clima organizacional) e as ações (pessoas, capacitação, equipes) direcionadas para a busca de resultados para a busca de resultados. Ao longo do curso os alunos participarão ativamente da criação de uma metodologia para diagnóstico, planejamento e implantação das mudanças pessoais e organizacionais visando aumentar a competitividade, impulsionar a criatividade-inovação e ampliar o comprometimento e a satisfação de todos os envolvidos nesse processo.

Público Alvo 

Profissionais que estejam exercendo ou se preparando para ocupar cargo gerencial, interessados em atuar ativamente no diagnóstico, delineamento e implantação de inovações e mudanças que agreguem valor para as pessoas e para a organização, com ganhos de competitividade num mercado em transformação.

Metodologia 

O curso é desenvolvido por meio de preleções, palestras, filmes e aplicação de instrumentos diagnósticos, com o uso de recursos instrucionais ativos, tais como discussão de casos, dinâmicas, aplicações práticas com base em diagnósticos relativos aos participantes e ao sistema produtivo do qual participam.

  • Cada participante receberá um relatório confidencial que apontará seus principais talentos e pontos de aprimoramento relativos à melhoria da satisfação e da competitividade profissional e organizacional.
  • Proposta Inovadora: os grupos formados no início do programa devem desenvolver e apresentar no último encontro uma proposta de inovação em uma empresa ou ambiente escolhido pelo grupo.
Programa 

Competitividade e Inovação (04 horas-aula)

  • Impacto da inovação na competitividade;
  • Tendências macro econômicas, seus impactos na alteração da dinâmica na indústria;
  • Bases para a criação de uma organização capaz de se ajustar de forma dinâmica para compensar os desequilíbrios na competitividade.
     

Autoconhecimento e a Função Criadora do Gestor (04 horas-aula)

  • Somos cocriadores da realidade: o que nos impede de alcançarmos os resultados que tanto desejamos?    
  • Como aumentar a produtividade e a motivação: a nossa e a de nossa equipe?
  • Um novo enfoque sobre como percebemos e atuamos na realidade que considera a combinação do Sentir, Pensar e Agir - nos espaços de atuação na realidade objetiva.


Neurociência: Gestão, Liderança e Mudança de Hábito (04 horas-aula)

  • Caminhos para o desenvolvimento  de si próprio, de seu pessoal e de sua equipe para lidar melhor com a complexidade do mundo;
  • Complexidade mental , autoconhecimento e conhecimento do contexto;
  • Hábitos:seu poder, como surgem no indivíduo, na sociedade e como mudá-los a nosso favor;
  • Análise dos resultados de instrumentos de autoconhecimento dos participantes.


Competitividade, Inovação e Pessoas (04 horas-aula)

  • Criação de mecanismos de diagnósticos e planejamento para identificar o estágio de competitividade;
  • Implementação de ações e competências capazes de gerar inovação;
  • Estudo de casos.


Gestão Estratégica e Aprendizagem Organizacional (04 horas-aula)

  • Visão sistêmica
  • Desafios gerenciais e inovação
  • Parceiro estratégico
  • Liderança para resultados
  • Gestão do conhecimento


Gestão para Cenários Futuros (04 horas-aula)

  • A força dos paradigmas;
  • Reduzindo a incerteza do futuro;
  • Elementos predeterminados e incertezas críticas;
  • Monitoramento.
     

Cultura, Organização e Pessoas (04 horas-aula)

  • Impactos da cultura no desenvolvimento das pessoas e organizações;
  • Uma sociedade de indivíduos sob pressão: assédio moral ou moral do assédio?
  • Desenvolvimento de uma mentalidade que estimule inovação e criatividade.
     

Competitividade: Estratégia e Inovação (04 horas-aula)

  • Estratégia: conceitos e modelos;
  • Competitividade e estratégia: alinhamentos e desafios;
  • Estratégia e inovação: alcances e limitações;
  • Estudo de casos.


Competitividade: TI e Inovação (04 horas-aula)

  • TI e Inovação à luz da competitividade;
  • Aprisionamento e custos de trocas;
  • Bem digital;
  • E-Commerce e Novos Modelos de Negócios;
  • Estudo de casos.
     

Gestão da Inovação (04 horas-aula)

  • Conceitos de inovação a partir do repertório dos próprios alunos;
  • A Organização Inovadora e suas dimensões de diagnóstico;
  • Introdução ao Design Thinking como estratégia de inovação colaborativa;
  • Um pouco de Teoria U e a inovação de ruptura na emergência de novos paradigmas.
     

Trabalhos(orientação) - Gestão de Mudanças (04 horas-aula)

  • Orientação para a elaboração dos trabalhos dos grupos;
  • Os desafios da mudança: mente socializada, mente autoral e mente autotransformadora.
     

Competitividade: Pessoas e Competências (04 horas-aula)

  • Gestão de pessoas e competências;
  • Alinhamento organizacional;
  • Competências gerenciais;
  • Competências e inovação;
  • Ambiente para criatividade e inovação;
  • Talentos.
     

Competitividade Empresarial: Diagnóstico e Intervenção (04 horas-aula)

  • Esboço de uma metodologia de diagnóstico da competitividade empresarial;
  • Apresentação e discussão da casos de diagnostico e Intervenção.
     

Competitividade Empresarial: Intervenção e Mudança (04 horas-aula)

  • Esboço de uma metodologia de diagnóstico da inovação;
  • Apresentação e discussão da casos de  Intervenção e Mudança.


Apresentação dos trabalhos dos grupos (04 horas-aula)

  • Apresentação e debate sobre os casos elaborados pelos grupos;
  • Uma breve síntese dos aprendizados deste curso.
Investimento: 

Até 29/06/2018: R$ 5.100,00 à vista ou até 6X de R$ 871,28

Até 31/07/2018: R$ 5.304,00 à vista ou até 6X de R$ 906,14

A partir de 01/08/2018: R$ 5.516,16 à vista ou até 6X de R$ 942,38

Formas de Pagamento:
Boleto Bancário -> à vista ou parcelado.
Cartão de Crédito (compra recorrente: Visa e Mastercard) -> parcelado, a partir da 2ª parcela.

» O primeiro pagamento deverá ser realizado via boleto bancário e terá como data de vencimento 3 (três) dias corridos após a efetivação de matrícula. As demais parcelas poderão ser pagas via cartão de crédito ou boleto e terão vencimento para o dia 10 (dez), a partir do mês do início do curso.

» Os planos de investimentos serão válidos para candidatos aprovados com matrículas efetivadas até as datas mencionadas acima. O processo de matrícula compreende entrega da documentação, assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.

Processo Seletivo 

Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo.

Documentação necessária 

Documentação exigida no ato da matrícula:

» Diploma de nível superior ou Certificado de Conclusão do curso de Graduação ou a carteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas; (*)
» Para candidatos sem graduação, mas que possuem experiência na área de saber do curso, deverão apresentar declaração da empresa atestando sua função de nível superior;
» Cédula de Identidade e CPF; (*)
» Comprovante de residência; (*)
» Ex-alunos: certificado de conclusão de curso realizado na FGV. (**)

(*) somente cópias autenticadas ou documentos originais para autenticação no ato da matrícula. A Declaração de conclusão deverá ter sido emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.
(**) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante apresentação da documentação exigida.