Você está aqui

Competitividade: Inovação, Organizações e Pessoas

Objetivo 

O programa busca ampliar o entendimento de como se dá a integração entre o conhecimento (tecnologia do produto e processo, informação), o ambiente inovador (gestão, motivação) e as ações (pessoas, capacitação) voltada para a busca de resultados. Ao longo do curso, os alunos participarão ativamente da criação de uma metodologia para diagnóstico, planejamento e implantação das mudanças pessoais e organizacionais necessárias à melhoria da satisfação e da competitividade.

Público Alvo 

Profissionais que estejam exercendo ou se preparando para ocupar cargo gerencial, interessados em atuar ativamente no diagnóstico, delineamento e implantação de inovações e mudanças que agreguem valor para a organização e para as pessoas que dela participem, com ganhos de competitividade num mercado em transformação.

Metodologia 

O curso é desenvolvido por meio de preleções, palestras, filmes e aplicação de instrumentos diagnósticos, com o uso de recursos instrucionais ativos, tais como discussão de casos, dinâmicas, aplicações práticas com base em diagnósticos relativos aos participantes e ao sistema produtivo do qual participam.

Como produto final do programa:
. Cada participante receberá um relatório confidencial que apontará seus principais talentos e pontos de aprimoramento relativos à melhoria da satisfação e da competitividade profissional e organizacional.
. Proposta Inovadora: os grupos formados no início do programa devem desenvolver e apresentar no último encontro uma proposta de inovação em uma empresa ou ambiente escolhido pelo grupo.

Programa 

Competitividade e Inovação (4h/a)

. Impacto da inovação na competitividade
. Tendências macro econômicas, seus impactos na alteração da dinâmica na indústria
. Bases para a criação de uma organização capaz de se ajustar de forma dinâmica para compensar os desequilíbrios na competitividade

Autoconhecimento e a Função Criadora do Gestor   (4h/a)

. Somos cocriadores da realidade: o que nos impede de alcançarmos os resultados que tanto desejamos?    
. Como aumentar a produtividade e a motivação: a nossa e a de nossa equipe?
. Um novo enfoque sobre como percebemos e atuamos na realidade que considera a combinação do Sentir, Pensar e Agir - nos espaços de atuação na realidade objetiva

Neurociência: Gestão, Liderança e Mudança de Hábito (4h/a)

. Caminhos para o desenvolvimento  de si próprio, de seu pessoal e de sua equipe para lidar melhor com a complexidade do mundo
. Complexidade mental , autoconhecimento e conhecimento do contexto
. Hábitos:seu poder, como surgem no indivíduo, na sociedade e como mudá-los a nosso favor
. Análise dos resultados de instrumentos de autoconhecimento dos participantes

Competitividade, Inovação e Pessoas (4h/a)

. Criação de mecanismos de diagnósticos e planejamento para identificar o estágio de competitividade
. Implementação de ações e competências capazes de gerar inovação
. Estudo de casos

Gestão Estratégica e Aprendizagem Organizacional (4h/a)

. Visão sistêmica
. Desafios gerenciais e inovação
. Parceiro estratégico
. Liderança para resultados
. Gestão do conhecimento

Gestão para Cenários Futuros (4h/a)

. A força dos paradigmas
. Reduzindo a incerteza do futuro
. Elementos predeterminados e incertezas críticas
. Monitoramento

Cultura, Organização e Pessoas (4h/a)

. Impactos da cultura no desenvolvimento das pessoas e organizações
. Uma sociedade de indivíduos sob pressão: assédio moral ou moral do assédio?
. Desenvolvimento de uma mentalidade que estimule inovação e criatividade

Competitividade: Estratégia e Inovação (4h/a)

. Estratégia: conceitos e modelos
. Competitividade e estratégia: alinhamentos e desafios
. Estratégia e inovação: alcances e limitações 
. Estudo de casos

Competitividade: TI e Inovação (4h/a)

. TI e Inovação à luz da competitividade
. Aprisionamento e custos de trocas
. Bem digital
. E-Commerce e Novos Modelos de Negócios
. Estudo de casos

Gestão da Inovação (4h/a)

. Conceitos de inovação a partir do repertório dos próprios alunos;
. A Organização Inovadora e suas dimensões de diagnóstico
. Introdução ao Design Thinking como estratégia de inovação colaborativa
. Um pouco de Teoria U e a inovação de ruptura na emergência de novos paradigmas

Trabalhos(orientação) - Gestão de Mudanças (4h/a)

. Orientação para a elaboração dos trabalhos dos grupos
. Os desafios da mudança: mente socializada, mente autoral e mente autotransformadora

Competitividade: Pessoas e Competências (4h/a)

. Gestão de pessoas e competências
. Alinhamento organizacional
. Competências gerenciais
. Competências e inovação
. Ambiente para criatividade e inovação
. Talentos

Competitividade Empresarial: Diagnóstico e Intervenção  (4h/a)

. Esboço de uma metodologia de diagnóstico da competitividade empresarial
. Apresentação e discussão da casos de diagnostico e Intervenção

Competitividade Empresarial: Intervenção e Mudança (4h/a)

. Esboço de uma metodologia de diagnóstico da inovação
. Apresentação e discussão da casos de  Intervenção e Mudança

Apresentação dos trabalhos dos grupos (4h/a)

. Apresentação e debate sobre os casos elaborados pelos grupos
. Uma breve síntese dos aprendizados deste curso

Investimento: 

» Os planos de investimentos serão válidos para as matrículas efetivadas até as datas apresentadas acima. O processo de matrícula compreende entrega da documentação, assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela. Todo parcelamento incide juros de 2,0% a.m.

» Outras formas de pagamento: Clique aqui

Processo Seletivo 

Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo.

Documentação necessária 

Documentação exigida no ato da matrícula:

» Diploma de nível superior ou Certificado de Conclusão do curso de Graduação ou a carteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas; (*)
» Cédula de Identidade e CPF; (*)
» Comprovante de residência; (*)
» Ex-alunos: certificado de conclusão de curso realizado na FGV. (**)

(*) somente cópias autenticadas ou documentos originais para autenticação no ato da matrícula. A Declaração de conclusão deverá ter sido emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.
(**) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante apresentação da documentação exigida.

Observações 

Eventualmente as aulas poderão ser ministradas fora das instalações da FGV.

Para todos os cursos o candidato deverá comprovar sua formação em nível superior (diploma do curso de graduação). Os cursos poderão requerer formação específica, como também, o tempo de experiência comprovada, conforme necessidade de cada curso.