Você está aqui

Design Thinking nos Negócios

Carga Horária: 48 horas-aula
Data de início: 21/03/2018
Data de término: 13/06/2018
Dias da semana: 4as feiras
Horário: 19h30 às 22h45
Unidade: 9 de Julho
Objetivo 

Em um contexto onde as mudanças estão cada vez mais aceleradas e as pessoas – sejam clientes, consumidores, usuários – estão no centro das decisões das empresas no desenvolvimento de suas estratégias de negócio (user centric), os princípios do design passaram a desempenhar um crescente papel no ambiente corporativo. Seja para o desenvolvimento de novos produtos, para a criação de modelos inovadores de prestação de serviços, ou na busca por novas soluções para processos e problemas, o design thinking tem sido largamente adotado por empresas de todas as naturezas e portes – das gigantes globais às pequenas e disruptivas startups.

O curso tem como objetivo apresentar, exercitar e desenvolver a capacidade dos participantes no uso do design thinking para contribuir na transposição dos desafios dos negócios.

Por meio de inúmeras atividades individuais e coletivas, pretende-se não só introduzir os princípios da lógica do design na solução de problemas, como também enriquecê-los e praticá-los, criando projetos em sala de aula.

Público Alvo 

O curso destina-se a profissionais interessados em conhecer, aprimorar e desenvolver suas capacidades no uso do design thinking para a realização de suas atividades profissionais. Exige-se formação superior completa, mas eventuais exceções poderão ocorrer, dependendo do currículo do candidato.

Metodologia 

O curso será ministrado de forma prática, sendo composto por atividades que estimularão o participante a incorporar os princípios do design thinking tais como: dinâmicas e atividades iterativas e colaborativas, exercícios de empatia, construção conjunta de ideias, desenvolvimento de protótipos, entre outras. Ao longo do curso, os participantes deverão por a mão na massa no desenvolvimento de projetos, resolução de desafios e serão orientados a encontrarem formas criativas e convincentes de apresentar e defender suas ideias.

Programa 

O que é o Design Thinking? (04 horas-aula)

  • Contexto do mundo e dos negócios
  • Onde e quando surgiu o Design Thinking
  • Conceito – para que serve - e premissas
  • Como funciona – introdução às etapas da metodologia
  • Casos de Design Thinking 


Design Thinking e a criatividade (04 horas-aula)

  • Mitos e princípios da criatividade
  • Confiança criativa
  • Destampando a criatividade: olhar criativo, Mindlessness, Design playing


Definindo o desafio e imersão (04 horas-aula)

  • Imersão na primeira etapa do Design Thinking: definição de desafio
  • Conceitos e metodologias
  • Formação de equipes
  • Projeto do curso: organização de temas, equipes e cronograma.
     

Praticando a empatia (04 horas-aula)

  • Princípios de empatia 
  • Calçando os sapatos dos outros
  • Técnicas: observação/ etnografia, entrevistas, interações em redes sociais
  • Projeto do curso: prática da empatia


Pesquisa, insights e ponto de vista (04 horas-aula)

  • Construção de insights
  • Ferramentas de síntese
  • Identificação de Perfis extermos
  • Projeto do curso: condução das etapas de análise, mapeamento de oportunidades e definição do ponto de vista


Geração de muitas ideias (04 horas-aula)

  • A importância de uma ideia forte
  • Teoria de ideation
  • Técnicas de geração de ideias: cenários análogos, mind mapping, mashup
  • Projeto do curso: ideação e priorização


Mentoria (04 horas-aula)

  • Revisão dos princípios do design thinking
  • Aula prática de projeto, refinamento das ideias e priorização para protótipos


Materializando as ideias (protótipos) (04 horas-aula)

  • Técnicas e ferramentas de prototipagem
  • Protótipos baixa fidelidade, protótipos de alta fidelidade e MVPs
  • Teste e iteração
  • Projeto do curso: prototipagem e teste


Business e service design thinking (04 hoas-aula)

  • Teoria e casos
  • Business Canvas
  • De soluções para modelos de negócio
  • Projeto do curso: desenvolvimento do Business Canvas


Branding: propósito da marca (04 horas-aula)

  • Conceitos de branding
  • Ferramentas de posicionamento
  • Naming
  • Projeto do curso:  desenvolvimento da marca para o projeto


Storytelling (04 horas-aula)

  • Storytelling: aplicação de técnicas de roteiro para apresentação de projetos
  • Projeto do curso: desenvolvimento da apresentação final


Pitch Day: apresentação final (04 horas-aula)

  • Refinamento da apresentação do projeto
  • Apresentação para banca avaliadora
  • Feedback e encerramento do curso
Investimento: 

Até 29/12/2017: R$ 3.936,00 à vista ou até 6X de R$ 672,43

Até 09/02/2018: R$ 4.093,44 à vista ou até 6X de R$ 699,32

A partir de 12/02/2018: R$ 4.257,18 à vista ou até 6X de R$ 727,30

Formas de Pagamento:
Boleto Bancário -> à vista ou parcelado.
Cartão de Crédito (compra recorrente: Visa e Mastercard) -> parcelado, a partir da 2ª parcela.

» O primeiro pagamento deverá ser realizado via boleto bancário e terá como data de vencimento 3 (três) dias corridos após a efetivação de matrícula. As demais parcelas poderão ser pagas via cartão de crédito ou boleto e terão vencimento para o dia 10 (dez), a partir do mês do início do curso.

» Os planos de investimentos serão válidos para candidatos aprovados com matrículas efetivadas até as datas mencionadas acima. O processo de matrícula compreende entrega da documentação, assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.

Processo Seletivo 

Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo.

Documentação necessária 

Documentação exigida no ato da matrícula:

» Diploma de nível superior ou Certificado de Conclusão do curso de Graduação ou a carteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas; (*)
» Para candidatos sem graduação, mas que possuem experiência na área de saber do curso, deverão apresentar declaração da empresa atestando sua função de nível superior;
» Cédula de Identidade e CPF; (*)
» Comprovante de residência; (*)
» Ex-alunos: certificado de conclusão de curso realizado na FGV. (**)

(*) somente cópias autenticadas ou documentos originais para autenticação no ato da matrícula. A Declaração de conclusão deverá ter sido emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.
(**) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante apresentação da documentação exigida.

Observações 

Eventualmente as aulas poderão ser ministradas fora das instalações da FGV.