Você está aqui

Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios

Carga Horária: 60 horas-aula
Data de início: 21/03/2018
Data de término: 27/06/2018
Dias da semana: 4as feiras
Horário: 19h30 às 22h45
Unidade: 9 de Julho
Coordenador(es): Prof. Marcelo Marinho Aidar
Objetivo 

O curso tem como objetivo trazer aos participantes uma visão completa do processo empreendedor, apresentando conceitos, ferramentas e técnicas pioneiras para a criação, desenvolvimento e avaliação de novos negócios. Ao longo do curso, o aluno terá a oportunidade de participar de dinâmicas que o apoiem na identificação de novas oportunidades de negócios, na exploração de modelos de negócios inovadores e na elaboração de um business plan (plano de negócio) para seu próprio negócio.

Público Alvo 

O curso se destina tanto a pessoas que pretendem empreender um novo negócio, em um futuro próximo, como a empreendedores que já iniciaram seus negócios e buscam ferramentas para expandi-lo. Em função do nível de empreendedores que buscamos para o curso, é desejável formação superior completa. Esse requisito poderá ser dispensado nos casos em que se demonstre que as experiências profissionais e empreendedoras tragam desenvolvimento de competências gerenciais, que compensam a falta da formação acadêmica.

Metodologia 

O curso será conduzido de forma a permitir a vivência prática dos participantes na identificação de oportunidades, desenvolvimento de modelos de negócios e planejamento da expansão de um negócio, utilizando ferramentas conceituais, vídeos, exercícios em grupo, estudo de casos e técnicas de design thinking.

Programa 

Perfil do empreendedor e atitude empreendedora (04 horas-aula)

  • Visão geral do programa
  • Introdução ao empreendedorismo
  • Perfil dos empreendedores


Impulsionadores para o empreendedorismo (04 horas-aula)

  • Dicas e aprendizados práticos para acelerar o negócio
  • Casos de criação e inovação em modelos de negócios


Compreendendo as questões legais do negócio: o plano jurídico (04 horas-aula)


Empreendedorismo social: identificando oportunidades com impacto social (04 horas-aula)

  • Empreendedorismo social x tradicional
  • Impacto Social dos negócios
  • O ecossistema do empreendedorismo social no Brasil
  • O mercado de baixa renda


Pesquisa de mercado e o plano de marketing (08 horas-aula)

  • Identificando o potencial de mercado para o negócio
  • O composto mercadológico: os 6 Ps em novos negócios
  • Estratégia de marketing:


Empreendedorismo digital e marketing digital (08 horas-aula)

  • Identificando e explorando oportunidades com o uso da tecnologia digital
  • Tornando o negócio conhecido com o uso do Google e redes sociais
  • Atraindo, fidelizando e expandindo a base de clientes com o uso de marketing digital


Novos modelos de negócios e plano de negócios: uma visão geral (04 horas-aula)

  • Construindo um novo modelo de negócios
  • Conceito do Business Model Canvas
  • Visão geral do plano de negócios


Estratégias de entrada e expansão de novos negócios (04 horas-aula)

  • Identificação de oportunidades de negócios
  • Posicionamento estratégico
  • Estratégias de nicho e de crescimento


Franquia como opção de negócio (04 horas-aula)

  • A Essência do Franchising
  • Franquia como opção de iniciar x estratégia de expansão de negócio
  • Aspectos Financeiros e Legais
  • Principais tendências e desafios do sistema de Franchising


Avaliando a viabilidade do negócio: o plano financeiro (08 horas-aula)

  • Conceitos básicos financeiros
  • Projeções de Fluxos de Caixa do negócio
  • Cálculo da taxa mínima requerida de retorno
  • Análise de Ponto de Equilíbrio
  • Análise de Viabilidade Financeira com TIR
  • Análise de Viabilidade e Criação de Valor com VPL
  • Outros tópicos de análise de Viabilidade Financeira.


Aplicando o design thinking para inovação do modelo de negócios (04 horas-aula)

  • Exercício prático para a modelagem do negócio com técnicas do design thinking
  • Apresentação e discussão dos negócios em sala de aula


Explorando seu potencial Empreendedor (04 horas-aula)

  • A importância do autoconhecimento na decisão de empreender
  • Conceitos referenciais de Autoconhecimento: David McClelland
  • Aprofundar entendimento sobre como as características pessoais impactam (favorecem/dificultam) empreender
  • Autoconhecimento como base para orientar decisões do Empreendedor (Ex: sociedade, desenvolvimento profissional, carreira)
  • Cases práticos para ilustrar como o autoconhecimento facilita encarar os dilemas e desafios de empreender
Investimento: 

Até 29/12/2017: R$ 4.920,00 à vista ou até 6X de R$ 840,53

Até 09/02/2018: R$ 5.116,80 à vista ou até 6X de R$ 874,15

A partir de 12/02/2018: R$ 5.321,47 à vista ou até 6X de R$ 909,12

Formas de Pagamento:
Boleto Bancário -> à vista ou parcelado.
Cartão de Crédito (compra recorrente: Visa e Mastercard) -> parcelado, a partir da 2ª parcela.

» O primeiro pagamento deverá ser realizado via boleto bancário e terá como data de vencimento 3 (três) dias corridos após a efetivação de matrícula. As demais parcelas poderão ser pagas via cartão de crédito ou boleto e terão vencimento para o dia 10 (dez), a partir do mês do início do curso.

» Os planos de investimentos serão válidos para candidatos aprovados com matrículas efetivadas até as datas mencionadas acima. O processo de matrícula compreende entrega da documentação, assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.

Processo Seletivo 

Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo.

Documentação necessária 

Documentação exigida no ato da matrícula:

» Diploma de nível superior ou Certificado de Conclusão do curso de Graduação ou a carteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas; (*)
» Para candidatos sem graduação, mas que possuem experiência na área de saber do curso, deverão apresentar declaração da empresa atestando sua função de nível superior;
» Cédula de Identidade e CPF; (*)
» Comprovante de residência; (*)
» Ex-alunos: certificado de conclusão de curso realizado na FGV. (**)

(*) somente cópias autenticadas ou documentos originais para autenticação no ato da matrícula. A Declaração de conclusão deverá ter sido emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.
(**) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante apresentação da documentação exigida.

Observações 

Eventualmente as aulas poderão ser ministradas fora das instalações da FGV.