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Gerência de Produto

Carga Horária: 60 horas-aula
Data de início: 15/03/2018
Data de término: 05/07/2018
Dias da semana: 5as feiras
Horário: 19h30 às 22h45
Unidade: 9 de Julho
Objetivo 

O curso tem como objetivo:
- Desenvolver competências gerenciais voltadas à gestão de produtos e marcas incluindo-se as voltadas à gestão de pessoas.
- Realizar análises de pesquisas e propor novos direcionamentos quanto ao portfólio dos produtos.
- Elaborar e planejar ações apropriadas ao ciclo de vida do produto.
- Diagnosticar novas oportunidades nos segmentos de baixa renda e consumidores ecologicamente corretos.

Público Alvo 

Gerentes, analistas, auxiliares, secretarias, vendedores, trade marketing, coordenadores, assessores e demais profissionais dos segmentos de produtos de consumo e produtos industriais que estejam envolvidos com a gestão de produtos e queiram se preparar para ocupar o cargo de Gerente de Produto. É necessário ter pelo menos um ano de experiência na área de produto de bens. O programa não se destina a candidatos que atuam com gerência de produtos de serviços.

Metodologia 

A metodologia do curso é embasada em preleções, filmes, debates e workshop. Apresentação pelos alunos de artigos para leitura e casos. Trabalho de conclusão para consolidar os conhecimentos (opcional).

Equipe de professores:

Adalberto Belluomini
Amalia Sina
Bernardo Leite
Delane Botelho
Edgard Barki
José Luiz Tejon
Luiz Carlos de Macedo
Marcos Bedendo
Martha Savastano 
Ricardo Jucá
Willen A Puccinelli
Zilla Patrícia Bendit

Clique aqui para ver o mini CV dos professores.

Programa 

As Competências do Gerente de Produto (04 horas-aula)

  • As funções do Gerente de Produto
  • As competencias essenciais do Gerente de Produto
  • Relacionamentos do Gerente de Produto
  • Principais desafios do Gerente de Produto


Como reposicionar seu produto (04 horas-aula)

  • Fundamentos Segmentação Target e Posicionamento
  • Modelo de Negócio
  • Casos de Reposicionamento
  • Caso Prático - Discussão em grupo


Experiências com o Varejo: da Concepção do Produto ao Sucesso (04 horas-aula)

  • Conceitos e práticas para a criação de marca e de produto
  • Análises para definição de público-alvo e canais de distribuição
  • Estratégias de comunicação
  • Apresentação de case de mercado e as ferramentas para se obter sucesso


Gestão de Marca (04 horas-aula)

  • O que é uma Marca e o que é Branding – valores tangíveis e intangíveis dos produtos
  • Porque uma estratégia de Branding se tornou relevante
  • Branding gera valor. Valor de Marca, Valor de mercado, Brand Equity e balanço da empresa
  • Estratégia de Branding e suas etapas. Pontos de contato. Stakeholders


GP e o Relacionamento com a Força de Vendas (04 horas-aula)

  • A importância da Força de Vendas para o GP
  • Principais estratégias da Força de Vendas
  • Gerencia de conflitos com a Força de Vendas
  • Motivação da Força de Vendas


Liderança e Motivação (04 horas-aula)

  • Compreensão do ambiente corporativo para o GP
  • Missão e visões essenciais para o GP
  • Os papéis profissionais e pessoais para o sucesso
  • Os desafios da liderança
  • A arte da autossuperação


Marketing de Experiência: Consumidores e Produtos (04 horas-aula)

  • A era de marketing pós serviço
  • O valor das emoções
  • Como construir produtos de base experiencial
  • A gestão da experiência do consumidor


Métricas em GP e Portfólio de Produtos (04 horas-aula)

  • Métricas de posicionamento
  • Elasticidade-preço em marketing
  • Cobertura e Distribuição
  • Canibalização de produtos
  • Previsão da demanda
  • Customer LIfetime Value


Negociação em Gerencia de Produto (04 horas-aula)

  • Estratégias de negociação
  • Processo da negociação
  • Planejamento da negociação
  • Características de um bom negociador


Pesquisa de Mercado (04 horas-aula)

  • Planejamento de uma pesquisa
  • Metodologias contemporâneas
  • Principais tipos de pesquisas
  • A tecnologia e os novos métodos de pesquisa


Produtos para Baixa Renda (04 horas-aula)

  • Importância para os negócios do mercado de baixa renda
  • Comportamento do Consumidor de baixa renda
  • Estratégias de atuação para a baixa renda
  • Modelos de Negócios voltados para a Baixa Renda
  • Negócios de Impacto Social


Posicionamento e Futuro da Gerência de Produto nas Organizações (04 horas-aula)

  • As 4 etapas da gestão de produtos 
  • O posicionamento como pilar crítico da gestão de marcas e produtos 
  • O tripé da proposta de valor ao cliente 
  • O que está mudando na gestão de produtos?
  • Dicas práticas para ser um excelente gestor de produtos


Palestra Tópicos Abertos: Comportamento Organizacional (04 horas-aula)

  • As novas exigências da Liderança
  • Os fatores de desenvolvimento profissional
  • Cultura e Comportamento Organizacional (formação e influência)
  • A comunicação e a motivação como ferramentas de gestão
  • Técnicas de Feedback


Qualidade e Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis (04 horas-aula)

  • Qualidade , Critérios de Excelência e o processo de desenvolvimento e comercialização do produto
  • Sustentabilidade como o principal "driver" da inovação em produtos, processos e modelos de negócio
  • Economia de materiais, obsolescência e a pressão por produtos mais efetivos e um processo de comercializaçãonão calcado na assimetria de informação. Efeitos no valor de marca
  • Outras abordagens para o projeto e a comercialização de produtos “sustentáveis (economicamente viáveis, ambientalmente amigáveis e socialmente justos)


Trade Marketing – Gerenciamento por Categoria (04 horas-aula)

  • A evolução do varejo e suas estratégias
  • Estratégias de Trade Marketing
  • Gerenciamento de Categorias
  • Como implantar o Gerenciamento de Categorias
Investimento: 

Até 29/12/2017: R$ 4.920,00 à vista ou até 6X de R$ 840,53

Até 09/02/2018: R$ 5.116,80 à vista ou até 6X de R$ 874,15

A partir de 12/02/2018: R$ 5.321,47 à vista ou até 6X de R$ 909,12

Formas de Pagamento:
Boleto Bancário -> à vista ou parcelado.
Cartão de Crédito (compra recorrente: Visa e Mastercard) -> parcelado, a partir da 2ª parcela.

» O primeiro pagamento deverá ser realizado via boleto bancário e terá como data de vencimento 3 (três) dias corridos após a efetivação de matrícula. As demais parcelas poderão ser pagas via cartão de crédito ou boleto e terão vencimento para o dia 10 (dez), a partir do mês do início do curso.

» Os planos de investimentos serão válidos para candidatos aprovados com matrículas efetivadas até as datas mencionadas acima. O processo de matrícula compreende entrega da documentação, assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.

Processo Seletivo 

Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo.

Documentação necessária 

Documentação exigida no ato da matrícula:

» Diploma de nível superior ou Certificado de Conclusão do curso de Graduação ou a carteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas; (*)
» Para candidatos sem graduação, mas que possuem experiência na área de saber do curso, deverão apresentar declaração da empresa atestando sua função de nível superior;
» Cédula de Identidade e CPF; (*)
» Comprovante de residência; (*)
» Ex-alunos: certificado de conclusão de curso realizado na FGV. (**)

(*) somente cópias autenticadas ou documentos originais para autenticação no ato da matrícula. A Declaração de conclusão deverá ter sido emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.
(**) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante apresentação da documentação exigida.

Observações 

Eventualmente as aulas poderão ser ministradas fora das instalações da FGV.