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Gestão da Educação a Distância

Carga Horária: 64 horas-aula
Dias da semana: 2as feiras
Horário: 19h30 às 22h45
Unidade: 9 de Julho
Coordenador(es): Profª. Marta de Campos Maia
Objetivo 

Apresentar um panorama geral da Educação a Distância, visando a identificação de oportunidades e potencialidades da EAD, tanto no setor público como no privado.

Analisar e discutir as novas abordagens e aplicações de metodologias, compreendendo a evolução e as tendências, bem como os principais desafios no uso da EAD.

Preparar e capacitar os profissionais a identificar e aplicar princípios conceituais do processo de ensino-aprendizagem, bem como estratégias instrucionais e motivacionais, na elaboração de conteúdos e na implementação da EAD. Detalhar todas as etapas de planejamento de um curso.

Público Alvo 

Profissionais em geral ligados à educação, capacitação e treinamento. Compõem o perfil:

  • Pessoas diretamente envolvidas com instituições de ensino, na qualidade de professores, gestores ou em atividades de apoio;
  • Profissionais ligados a qualificação corporativa (Universidades Corporativas e áreas de Desenvolvimento de RH);
  • Profissionais que atuem no Governo, na formulação de políticas públicas para o uso da Educação a Distância como instrumento de disseminação do conhecimento.

Em síntese, fazem parte do público-alvo todos aqueles que atuem ou que planejem atuar em Educação a Distância.

Metodologia 

A metodologia adotada prevê o ativo envolvimento dos participantes. Através do conteúdo expositivo, da troca de suas próprias experiências, de dinâmicas de grupo, exercícios e do material fornecido, os participantes trabalharão na compreensão e na aplicação dos temas propostos em cada módulo.

A metodologia é baseada no processo de ensino-aprendizagem colaborativo, focado no conceito de construção do conhecimento através da troca de experiências entre os participantes. Com isto, visa-se buscar uma postura mais ativa dos participantes no seu próprio processo de aprendizagem, ao mesmo tempo em que se consolida um forte e valioso networking.

Para melhor exemplificar os conceitos estudados, 30% das atividades serão realizadas a distância, utilizando-se um LMS (learning management system), fórum de discussão e chat.

Programa 

1- Introdução: Cenários e panorama da educação na EAD (4 horas-aula) 

  • A EAD no Brasil e no cenário internacional
  • A EAD como suporte aos programas de educação convencional
  • Oportunidades da EAD nas corporações
  • As tecnologias de informação e comunicação (TIC) no contexto da EAD

 

  • 2- Visão estratégica da EAD (4 horas-aula)
  • Planejamento estratégico na educação
  • Fatores críticos de sucesso
  • Mapeamento de oportunidades, tendências de mercado e análise da concorrência

 

3- Teorias e metodologias de aprendizagem (4 horas-aula)

  • As teorias de ensino-aprendizagem
  • Metodologias de ensino-aprendizagem aplicadas a educação a distância 
  • Fundamentos básicos da comunicação e interação
  • Características e responsabilidades dos agentes da EAD
  • Capacitação dos agentes (professores, tutores, monitores, alunos e equipe técnica)

 

4- Planejamento educacional de um curso em EAD (4 horas-aula)

  • Planejamento através da aplicação do desenho instrucional
  • As etapas do desenvolvimento do curso
  • O desenvolvimento de atividades de aprendizagem eficientes
  • A produção do conteúdo e material didático
  • A importância da tutoria

 

5- Sistemas de avaliação em EAD (4 horas-aula)

  • Os tipos de avaliações
  • O desenvolvimento avaliações efetivas
  • Aprendendo com os resultados das avaliações
  • A importância do feedback para os alunos

 

6- O uso da tecnologia em EAD (4 horas-aula)

  • Infraestrutura tecnológica
  • Critérios para escolha de um Learning Management System (LMS)
  • O desenvolvimento “in house” versus a compra de uma solução de terceiros
  • Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem (padrão SCORM)
  • O papel do suporte técnico

 

7- Gestão em EAD (4 horas-aula)

  • Gestão de custos e manutenção 
  • Gerenciamento da evasão
  • Evolução e gestão da mudança

 

8- Legislação e o credenciamento (4 horas-aula)

  • Legislação e o credenciamento de cursos a distância junto ao MEC
  • Elaboração de Projeto Pedagógico e PDI
  • Referenciais de qualidade para cursos a distância

Investimento: 

Formas de Pagamento:
Boleto Bancário -> à vista ou parcelado.
Cartão de Crédito (compra recorrente: Visa e Mastercard) -> parcelado, a partir da 2ª parcela.

» O primeiro pagamento deverá ser realizado via boleto bancário e terá como data de vencimento 3 (três) dias corridos após a efetivação de matrícula. As demais parcelas poderão ser pagas via cartão de crédito ou boleto e terão vencimento para o dia 10 (dez), a partir do mês do início do curso.

» Os planos de investimentos serão válidos para candidatos aprovados com matrículas efetivadas até as datas mencionadas acima. O processo de matrícula compreende entrega da documentação, assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.

Processo Seletivo 

Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo.

Documentação necessária 

Documentação exigida no ato da matrícula:

» Diploma de nível superior ou Certificado de Conclusão do curso de Graduação ou a carteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas; (*)
» Para candidatos sem graduação, mas que possuem experiência na área de saber do curso, deverão apresentar declaração da empresa atestando sua função de nível superior;
» Cédula de Identidade e CPF; (*)
» Comprovante de residência; (*)
» Ex-alunos: certificado de conclusão de curso realizado na FGV. (**)

(*) somente cópias autenticadas ou documentos originais para autenticação no ato da matrícula. A Declaração de conclusão deverá ter sido emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.
(**) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante apresentação da documentação exigida.

Observações 

Eventualmente as aulas poderão ser ministradas fora das instalações da FGV.