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Gestão de Associações

Carga Horária: 32 horas-aula
Dias da semana: 3as feiras
Horário: das 19h30 às 22h45
Unidade: 9 de Julho
Objetivo 

Capacitar os alunos sobre os principais aspectos teóricos e práticos da Gestão de associações, em especial focando no desafio da relação com seus associados – como conquistar, engajar e manter membros. Ao final do curso, espera-se que os alunos tenham um entendimento muito mais completo sobre o desafio da gestão associativa e que sejam capazes de planejar e pôr em prática planos de ação associativa.

Público Alvo 

O curso se destina a gestores e voluntários de associações profissionais, setoriais, representativas e ativistas, bem como especialistas e consultores dedicados a esse tipo de organização. 

Metodologia 

O curso combina diferentes abordagens metodológicas, passando por exposições dialogadas, debates, discussões de casos de ensino, vídeos e conversas com profissionais de associações de destaque no cenário nacional. 

Programa 

Associações: conceito e desafios (4h/a)

Conceitos, definições e tipos de associações
O que torna uma associação especial?
Associativismo: história e princípios
A importância das associações na sociedade
Desafios e tendências na gestão associativa

Gestão de associados (8h/a)

O associado e sua relação com a associação
Diferenças e semelhanças entre associados pessoas físicas e jurídicas
Motivações para se associar
Como recrutar, engajar e manter associados 
Plano de gestão de associados: do diagnóstico à implementação
Relacionamento e fidelização de membros
Quem faz a gestão de associados?
A importância do alinhamento de identidade entre associado e associação 

Sustentabilidade financeira em associações (4h/a)

As muitas fontes de sustentabilidade financeira em associações
Taxa associativa e a contribuição dos membros
Projetos e captação de recursos
Geração de renda própria: cursos, eventos, serviços e produtos
O potencial (e o desafio) de prêmios e certificações

Gestão de pessoas e voluntariado em associações (4h/a)

A relação entre equipe profissional, voluntários e associados
Desenvolvendo um plano de voluntariado: seleção, gestão, reconhecimento e avaliação
O desafio da liderança associativa: o gestor enquanto estadista organizacional
Como estruturar grupos de trabalho efetivos

Governança associativa (4h/a)

Quem é o dono da associação?
Como são tomadas as decisões?
Boas práticas na relação entre assembleia, conselhos e equipe gestora
Os desafios da democracia associativa
O difícil equilíbrio entre tradição e renovação
Governança pública: O “soft power” das associações

Comunicação organizacional (4h/a)

O papel das associações nas arenas de comunicação pública
Associações enquanto porta-vozes: relação com a imprensa
O (eterno) desafio da comunicação interna
Como se posicionar publicamente e influenciar a opinião pública: lobby e advocacy associativo
A complexa relação entre reputação de associados e da associação
Redes sociais e uso de tecnologias de informação

Estratégia e Mensuração de Performance em Associações (4h/a)

Indicadores de gestão associativa: como criar, como acompanhar
Incorporando o associado nos processos de planejamento estratégico
Gestão de stakeholders 
Transparência e prestação de contas

Investimento: 

Formas de Pagamento:
Boleto Bancário -> à vista ou parcelado.
Cartão de Crédito (compra recorrente: Visa e Mastercard) -> parcelado, a partir da 2ª parcela.

» O primeiro pagamento deverá ser realizado via boleto bancário e terá como data de vencimento 3 (três) dias corridos após a efetivação de matrícula. As demais parcelas poderão ser pagas via cartão de crédito ou boleto e terão vencimento para o dia 10 (dez), a partir do mês do início do curso.

» Os planos de investimentos serão válidos para candidatos aprovados com matrículas efetivadas até as datas mencionadas acima. O processo de matrícula compreende entrega da documentação, assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.

 

Processo Seletivo 

Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo.

Documentação necessária 

Documentação exigida no ato da matrícula:

» Diploma de nível superior ou Certificado de Conclusão do curso de Graduação ou a carteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas; (*)
» Cédula de Identidade e CPF; (*)
» Comprovante de residência; (*)
» Ex-alunos: certificado de conclusão de curso realizado na FGV. (**)

(*) somente cópias autenticadas ou documentos originais para autenticação no ato da matrícula. A Declaração de conclusão deverá ter sido emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.
(**) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante apresentação da documentação exigida.

Observações 

Eventualmente as aulas poderão ser ministradas fora das instalações da FGV.