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Gestão de Compras: Negociação e Avaliação de Fornecedores

Carga Horária: 40 horas-aula
Dias da semana: 5as feiras
Horário: das 19h30 às 22h45
Unidade: 9 de Julho
Coordenador(es): Prof. Orlando Cattini Junior
Objetivo 

Formação de compradores técnicos com visão gerencial de alto nível, através de conhecimentos estruturados do processo de compras, de avaliação de fornecedores e de técnicas avançadas de negociação para organizações dos vários setores da economia.

Público Alvo 

Este curso destina-se a profissionais graduados na área ou com experiência gerencial relevante de 4 anos nas áreas de suprimentos, gestão da cadeia de abastecimento (supply chain management) ou logística que buscam aperfeiçoamento na sua área de atuação.

Metodologia 

Visão conceitual abrangente, estudos de casos, discussões em sala, modelagem de projetos de aperfeiçoamento dos processos de suprimento, técnicas de negociação sofisticadas e modelos de avaliação baseados em KPIs e SLAs.

Programa 

Introdução a COMPRAS e Avaliação de Fornecedores (04 horas-aula)
Este módulo é introdutório e desenvolve, em ambiente interativo com os participantes, os conceitos de:

  • Visão estratégica da função COMPRAS em organizações
  • Métodos e técnicas de avaliação de fornecedores, com a aplicação de caso prático.

Serão, também, fornecidas orientações sobre tema e procedimentos para desenvolvimento de trabalho prático opcional. 
 
Estratégias de Compras - Strategic Sourcing (04 horas-aula)
Análise e estruturação dos procedimentos para implementação de estratégias de compras, com:

  • Abordagem e processos de Strategic Sourcing: quais são e como caracterizá-los
  • Modelos e ferramentas utilizados para condução estratégica de compras
  • Processo de implementação de sistema de compras estratégicas, que efetivamente melhorem o desempenho das organizações.


Impostos em Compras: caracterização, análise e implicações (04 horas-aula)

  • Análise em conjunto com participantes dos principais Impostos envolvidos nas transações de aquisição de mercadorias e serviços nacionais e importados e seus reflexos na formação de preços de venda e do recolhimento dos mesmos
  • Impostos incidentes sobre faturamento: IPI,  ICMS,  PIS,  COFINS,  ISS
  • Impostos incidentes sobre importação: Imposto de Importação, Despesas acessórias: CIF x FOB, Frete, seguros, transporte interno, etc.
  • O tratamento dos impostos e sua implicação na avaliação de ofertas.
     

Análise das ofertas de preços e do TCO – “total cost of ownership” (04 horas-aula)

  • Cálculo do custo total de uma aquisição
  • Impacto no fluxo de caixa
  • Comprar x Fabricar ou Arrendamento Mercantil
  • Analise ABC; Lote econômico de compra
  • Modelo de reposição contínua e periódica; ponto de pedido - estoque de segurança
  • Lucratividade em compras.
     

Negociação em Compras (08 horas-aula)
Como estruturar e conduzir as negociações em compras de bens e serviços:

  • Apresentação de conceitos e processos de negociação que levem à obtenção de vantagens duradouras
  • Apresentação e discussão de métodos e práticas de negociação em processos de compras e aquisições
  • Planejamento de uma negociação
  • Discussão de casos práticos
  • Simulações e exercícios em sala.


Colaboração e Processos ganha-ganha (04 horas-aula)
Como obter e manter vantagens compartilhadas (parcerias) com fornecedores:

  • Análise e quantificação de oportunidades de ganhos conjuntos
  • Processos ganha-ganha e custos de transação – implementação
  • Abordagem oportunista X relacionamento – desenvolvendo relacionamentos mais duradouros.


Compras Sustentáveis (04 horas-aula)

  • Inserção de atributos de sustentabilidade nas compras e contratações: A concorrência sustentável
  • Avaliação do ciclo de vida e a "pegada de carbono" (carbon footprint)
  • Legislação e autorregulação
  • Orientações para a condução de compras sustentáveis


Aquisição dos Serviços (04 horas-aula)
Características específicas de serviços e de sua aquisição:

  • Contratação de Serviços – o que a diferencia da contratação de bens tangíveis
  • Características da contratação de serviços típicos de infraestrutura e apoio
  • Desenvolvimento de KPIs e SLAs – metodologia e frameworks para a definição de índices de acompanhamento e gestão de serviços
  • Exercício em sala para montagem de contratos com Acordos do Nível do Serviço (SLA = service level agreement).


Desenvolvimento e discussão de casos práticos (04 horas-aula)
Este módulo tem como objetivo discutir os vários casos apresentados pelos participantes, bem como capacitá-los a diagnosticar problemas e propor projetos de melhoria da atuação de compras em suas organizações. A aula será conduzida de maneira a proporcionar aos participantes a oportunidade de analisarem profundamente o caso que escolheram como tema na primeira aula do curso e englobará:

  • Apresentação dos levantamentos e trabalhos desenvolvidos
  • Discussão sobre casos e situações de interesse dos participantes.
Investimento: 

Até 09/06/2017: R$ 2.304,00 à vista ou até 6X de R$ 393,62

Até 18/07/2017: R$ 2.560,00 à vista ou até 6X de R$ 437,35

A partir de 19/07/2017: R$ 2.624,00 à vista ou até 6X de R$ 448,28

Formas de Pagamento:
Boleto Bancário -> à vista ou parcelado.
Cartão de Crédito (compra recorrente: Visa e Mastercard) -> parcelado, a partir da 2ª parcela.

» O primeiro pagamento deverá ser realizado via boleto bancário e terá como data de vencimento 3 (três) dias corridos após a efetivação de matrícula. As demais parcelas poderão ser pagas via cartão de crédito ou boleto e terão vencimento para o dia 10 (dez), a partir do mês do início do curso.

» Os planos de investimentos serão válidos para candidatos aprovados com matrículas efetivadas até as datas mencionadas acima. O processo de matrícula compreende entrega da documentação, assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.

Processo Seletivo 

Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo.

Documentação necessária 

Documentação exigida no ato da matrícula:

» Diploma de nível superior ou Certificado de Conclusão do curso de Graduação ou a carteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas; (*)
» Para candidatos sem graduação, mas que possuem experiência na área de saber do curso, deverá ser apresentada declaração da organização atestando sua experiência;
» Cédula de Identidade e CPF; (*)
» Comprovante de residência; (*)
» Ex-alunos: certificado de conclusão de curso realizado na FGV. (**)

(*) somente cópias autenticadas ou documentos originais para autenticação no ato da matrícula. A Declaração de conclusão deverá ter sido emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.
(**) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante apresentação da documentação exigida.

Observações 

Eventualmente as aulas poderão ser ministradas fora das instalações da FGV.