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Gestão de Empresas de Varejo: Visão Prática e Aplicada

Objetivo 

Oferecer uma visão prática e aplicada das tendências do setor e do trabalho das diversas áreas e operações da empresa varejista, proporcionando aos participantes modelos e técnicas consagradas no varejo.

Público Alvo 

O curso destina-se a varejistas e seus funcionários, interessados em uma visão geral, abrangente e integrada da administração de empresas comerciais. Também pode ser cursado por fornecedores de produtos e serviços para o varejo e que estejam interessados em compreender a lógica e o funcionamento do setor.

Metodologia 

Buscando eficiência no ensino e técnicas dinâmicas de aprendizado, o curso utilizará, além de aulas expositivas, trabalhos em grupo, estudo de casos, exibição de filmes, exercícios práticos, projetos de trabalho e demais técnicas focadas na educação de executivos.

Programa 

Tendências e ambiente varejista (4 horas)

Ambiente de negócios do varejo
O novo consumidor: mudanças demográficas, tecnológicas, na sociedade e no consumo;
Respostas do varejo: internacionalização, concentração, omnichannel e experiência de compra;

Segmentação e posicionamento no varejo (4 horas)

Definições estratégicas para o sucesso de operações varejistas;
Segmentação: a escolha do público-alvo
Posicionamento: definição da proposta do negócio;
O composto de marketing do varejo

Finanças de operações varejistas (4 horas)

Lógica de ganhos e resultados no varejo;
Giro, estoque e rentabilidade;
Controles gerenciais básicos

Tecnologia de informação no varejo (4 horas)

TI suportando operações de varejo;
Sistemas básicos e indispensáveis no varejo
Novas tecnologias e a loja do futuro;

Recursos humanos no varejo (8 horas)

Recrutamento e seleção da equipe;
Importância do clima organizacional;
Liderança - aspectos básicos;
Motivação - bases mínimas

Linha de mercadorias (4 horas)

Definição da linha de mercadorias;
Adequação à proposta do negócio;
Acompanhamento do desempenho;
Gestão de categorias: princípios básicos.

Localização comercial (4 horas)

Modelos e teorias para escolha do ponto comercial;
Fatores críticos de sucesso para pontos comerciais;
Softwares e bancos de dados para localização;
Análise de viabilidade de pontos.

Visual merchandising e desenho de loja (4 horas)

Apresentação, layout e ambientação no varejo;
A linguagem silenciosa do visual merchandising;
Atmosfera de loja e materiais de ponto-de-venda;
Casos de sucesso.

Propaganda e promoção (4 horas)

Estratégias e técnicas de comunicação no varejo;
Estilos de comunicação varejista e alinhamento com posicionamento;

Precificação (4 horas)

Estratégias de precificação;
Alinhamento da precificação com o posicionamento varejista;
Impactos na rentabilidade.

Direito aplicado ao varejo (4 horas)

Aspectos tributários e fiscais;
Aspectos trabalhistas

Varejo popular (4 horas)

O consumidor das classes C e D;
Estratégias de atuação em centros populares de comércio;
Precificação, comunicação, visual merchandising: adaptações necessárias;
Relacionamento com funcionários e comunidade

Gerenciamento de Loja (4 horas)

Processos e rotinas operacionais
Relatórios indispensáveis
Dia-a-dia da operação

Novas mídias e e-commerce (4 horas)

Novas mídias e seu uso no varejo
Engajamento e comunidades
E-commerce: possibilidades e cuidados

Investimento: 

» Os planos de investimentos serão válidos para as matrículas efetivadas até as datas apresentadas acima. O processo de matrícula compreende entrega da documentação, assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.

» Outras formas de pagamento: Clique aqui

Processo Seletivo 

Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo.

Documentação necessária 

Documentação exigida no ato da matrícula:

» Diploma de nível superior ou Certificado de Conclusão do curso de Graduação ou a carteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas; (*)
» Para candidatos sem graduação, mas que possuem experiência na área de saber do curso, deverão apresentar declaração da empresa atestando sua função de nível superior;
» Cédula de Identidade e CPF; (*)
» Comprovante de residência; (*)
» Ex-alunos: certificado de conclusão de curso realizado na FGV. (**)

(*) somente cópias autenticadas ou documentos originais para autenticação no ato da matrícula. A Declaração de conclusão deverá ter sido emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.
(**) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante apresentação da documentação exigida.

Observações 

Eventualmente as aulas poderão ser ministradas fora das instalações da FGV.

Clique aqui e esclareça suas dúvidas sobre este curso.

Para todos os cursos o candidato deverá comprovar sua formação em nível superior (diploma do curso de graduação) em qualquer área e/ou tempo de experiência comprovada, conforme necessidade de cada curso.