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Gestão de Empresas de Varejo: Visão Prática e Aplicada

Carga Horária: 60 horas-aula
Data de início: 28/03/2018
Data de término: 04/07/2018
Dias da semana: 4as feiras
Horário: 19h30 às 22h45
Unidade: 9 de Julho
Coordenador(es): Prof. Maurício Morgado
Objetivo 

Oferecer uma visão prática e aplicada das tendências do setor e do trabalho das diversas áreas e operações da empresa varejista, proporcionando aos participantes modelos e técnicas consagradas no varejo.

Público Alvo 

O curso destina-se a varejistas e seus funcionários, interessados em uma visão geral, abrangente e integrada da administração de empresas comerciais. Também pode ser cursado por fornecedores de produtos e serviços para o varejo e que estejam interessados em compreender a lógica e o funcionamento do setor.

Metodologia 

Buscando eficiência no ensino e técnicas dinâmicas de aprendizado, o curso utilizará, além de aulas expositivas, trabalhos em grupo, estudo de casos, exibição de filmes, exercícios práticos, projetos de trabalho e demais técnicas focadas na educação de executivos.

Programa 

Direito aplicado ao varejo (04 horas-aula)

  • Aspectos tributários e fiscais
  • Aspectos trabalhistas


Finanças de operações varejistas (04 horas-aula)

  • Lógica de ganhos e resultados no varejo
  • Giro, estoque e rentabilidade
  • Controles gerenciais básicos


Gerenciamento de Loja (04 horas-aula)

  • Processos e rotinas operacionais
  • Relatórios indispensáveis
  • Dia-a-dia da operação


Linha de mercadorias (04 horas-aula)

  • Definição da linha de mercadorias
  • Adequação à proposta do negócio
  • Acompanhamento do desempenho
  • Gestão de categorias: princípios básicos


Localização comercial (04 horas-aula)

  • Modelos e teorias para escolha do ponto comercial
  • Fatores críticos de sucesso para pontos comerciais
  • Softwares e bancos de dados para localização
  • Análise de viabilidade de pontos


Novas mídias e e-commerce (04 horas-aula)

  • Novas mídias e seu uso no varejo
  • Engajamento e comunidades
  • E-commerce: possibilidades e cuidados


Precificação (04 horas-aula)

  • Estratégias de precificação
  • Alinhamento da precificação com o posicionamento varejista
  • Impactos na rentabilidade


Propaganda e promoção (04 horas-aula)

  • Estratégias e técnicas de comunicação no varejo
  • Estilos de comunicação varejista e alinhamento com posicionamento


Recursos humanos no varejo (08 horas-aula)

  • Recrutamento e seleção da equipe
  • Importância do clima organizacional
  • Liderança - aspectos básicos
  • Motivação - bases mínimas


Segmentação e posicionamento no varejo (04 horas-aula)

  • Definições estratégicas para o sucesso de operações varejistas
  • Segmentação: a escolha do público-alvo
  • Posicionamento: definição da proposta do negócio
  • O composto de marketing do varejo


Tendências e ambiente varejista (04 horas-aula)

  • Ambiente de negócios do varejo
  • O novo consumidor: mudanças demográficas, tecnológicas, na sociedade e no consumo
  • Respostas do varejo: internacionalização, concentração, omnichannel e experiência de compra


Tecnologia de informação no varejo (04 horas-aula)

  • TI suportando operações de varejo
  • Sistemas básicos e indispensáveis no varejo
  • Novas tecnologias e a loja do futuro


Varejo popular (04 horas-aula)

  • O consumidor das classes C e D
  • Estratégias de atuação em centros populares de comércio
  • Precificação, comunicação, visual merchandising: adaptações necessárias
  • Relacionamento com funcionários e comunidade


Visual merchandising e desenho de loja (04 horas-aula)

  • Apresentação, layout e ambientação no varejo
  • A linguagem silenciosa do visual merchandising
  • Atmosfera de loja e materiais de ponto-de-venda
  • Casos de sucesso
Investimento: 

Até 29/12/2017: R$ 4.920,00 à vista ou até 6X de R$ 840,53

Até 09/02/2018: R$ 5.116,80 à vista ou até 6X de R$ 874,15

A partir de 12/02/2018: R$ 5.321,47 à vista ou até 6X de R$ 909,12

Formas de Pagamento:
Boleto Bancário -> à vista ou parcelado.
Cartão de Crédito (compra recorrente: Visa e Mastercard) -> parcelado, a partir da 2ª parcela.

» O primeiro pagamento deverá ser realizado via boleto bancário e terá como data de vencimento 3 (três) dias corridos após a efetivação de matrícula. As demais parcelas poderão ser pagas via cartão de crédito ou boleto e terão vencimento para o dia 10 (dez), a partir do mês do início do curso.

» Os planos de investimentos serão válidos para candidatos aprovados com matrículas efetivadas até as datas mencionadas acima. O processo de matrícula compreende entrega da documentação, assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.

Processo Seletivo 

Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo.

Documentação necessária 

Documentação exigida no ato da matrícula:

» Diploma de nível superior ou Certificado de Conclusão do curso de Graduação ou a carteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas; (*)
» Para candidatos sem graduação, mas que possuem experiência na área de saber do curso, deverão apresentar declaração da empresa atestando sua função de nível superior;
» Cédula de Identidade e CPF; (*)
» Comprovante de residência; (*)
» Ex-alunos: certificado de conclusão de curso realizado na FGV. (**)

(*) somente cópias autenticadas ou documentos originais para autenticação no ato da matrícula. A Declaração de conclusão deverá ter sido emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.
(**) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante apresentação da documentação exigida.

Observações 

Eventualmente as aulas poderão ser ministradas fora das instalações da FGV.