Você está aqui

Gestão de Marketing: Uma Visão Geral

Carga Horária: 60 horas-aula
Data de início: 27/03/2018
Data de término: 10/07/2018
Dias da semana: 3as feiras
Horário: 19h30 às 22h45
Unidade: 9 de Julho
Coordenador(es): Prof. Luis Henrique Pereira
Objetivo 

O curso tem como objetivo levar o participante a assimilar uma abordagem abrangente do processo de gestão de marketing, com seus conceitos, métodos e técnicas básics sobre a matéria. Compreender as dimensões estratégicas e táticas do marketing e integrá-las na busca de uma posição competitiva sustentável no mercado.

Público Alvo 

Profissionais de qualquer área de formação que estejam em início ou em transição de carreira que queiram adquirir, rever ou atualizar conhecimentos na área de gestão de marketing.

Metodologia 

Combinação de preleções dialogadas, exercícios e estudo de casos. Espera-se do participante envolvimento e participação para otimizar a sua qualificação.

Programa 

Fundamentos de Marketing (04 horas-aula)

  • Definição de Marketing
  • O processo de Marketing
  • Necessidades, desejos e demanda dos consumidores
  • Mercados
  • Valor e satisfação
  • Trocas e relacionamentos


Inteligência e Pesquisa de Mercado (08 horas-aula)

  • O Ecossistema e as Funções de Business Intelligence
  • As aplicações de pesquisa de mercado dentro das empresas
  • Os problemas no uso de pesquisa de mercado
  • Pesquisa Qualitativa: observação, entrevista e grupos
  • Pesquisa Quantitativa: aplicações diversas
  • Pesquisa para Inovação


Comportamento do Consumidor (04 horas-aula)

  • Modelo de Comportamento do Consumidor
  • Características que influenciam o comportamento do consumidor
  • Tipos de comportamento de compra
  • Processo de Decisão do comprador


Administração Estratégica de Marketing (08 horas-aula)

  • Valor como base do diferencial competitivo: identificando, desenvolvendo e comunicando valor
  • Construção e gestão da competitividade
  • Segmentação e posicionamento
  • Framework do planejamento estratégico
  • Estratégias de marketing


Marcas (04 horas-aula)

  • Marca: definições, importância e desafios
  • O que faz uma marca ser forte: os conceitos de lembrança e imagem
  • Como construir uma marca forte: a promessa e personalidade da marca
  • A marca corporativa
  • Medindo a construção de marcas


Produtos (04 horas-aula)

  • A conexão da marca com o produto.
  • Como desenvolver uma proposta de valor vencedora: o tripé benefício, produto e preço
  • Benefícios funcionais e emocionais e suas vantagens e desvantagens
  • Produto: importância e estratégias de gestão de portfólio
  • A conexão do preço com o produto e o benefício


Serviços (04 horas-aula)

  • Natureza e características de um serviço
  • Diferenciação entre bem físicos e serviços
  • Estratégias de marketing para empresas prestadoras de serviço
  • Processos de recuperação de serviços
  • Modelo ServQual de satisfação


Comunicação Integrada de Marketing (04 horas-aula)

  • O mix de promoção
  • Produção de conteúdo alinhado ao propósito da marca e as estratégias do negócio
  • Distribuição de conteúdo por meio de plataformas digitais e offline
  • Integração dos canais de comunicação


Preço (04 horas-aula)

  • Discriminação de preços
  • Política de preços
  • Preços para novos produtos
  • Preços para linha de produtos
  • Custos e Margens
  • Formação do preço de venda


Distribuição e Varejo (04 horas-aula)

  • Estratégia de Distribuição
  • Ambiente de Negócios no Varejo
  • Internacionalização e Concentração
  • Profissionalização e Uso Intensivo de Tecnologia
  • Tendências de Varejo


Sistemas de Relacionamento (04 horas-aula)

  • Construção dos conceitos de expectativa, satisfação e fidelidade
  • Evolução para o marketing de relacionamento
  • Aplicação B2C e B2B de marketing de relacionamento


Marketing Global (04 horas-aula)

  • Análise do ambiente de marketing global
  • Seleção de mercados globais
  • Decisão de como entrar em mercados globais
  • Decisão sobre o programa de marketing global


Desafios e tendências para o Marketing (04 horas-aula)

  • Tendências de mercado
  • Marcas inovadoras
  • Mapeamentos das indústrias - das intocadas às transformadas
Investimento: 

Até 29/12/2017: R$ 4.920,00 à vista ou até 6X de R$ 840,53

Até 09/02/2018: R$ 5.116,80 à vista ou até 6X de R$ 874,15

A partir de 12/02/2018: R$ 5.321,47 à vista ou até 6X de R$ 909,12

Formas de Pagamento:
Boleto Bancário -> à vista ou parcelado.
Cartão de Crédito (compra recorrente: Visa e Mastercard) -> parcelado, a partir da 2ª parcela.

» O primeiro pagamento deverá ser realizado via boleto bancário e terá como data de vencimento 3 (três) dias corridos após a efetivação de matrícula. As demais parcelas poderão ser pagas via cartão de crédito ou boleto e terão vencimento para o dia 10 (dez), a partir do mês do início do curso.

» Os planos de investimentos serão válidos para candidatos aprovados com matrículas efetivadas até as datas mencionadas acima. O processo de matrícula compreende entrega da documentação, assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.

Processo Seletivo 

Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo.

Documentação necessária 

Documentação exigida no ato da matrícula:

» Diploma de nível superior ou Certificado de Conclusão do curso de Graduação ou a carteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas; (*)
» Para candidatos sem graduação, mas que possuem experiência na área de saber do curso, deverão apresentar declaração da empresa atestando sua função de nível superior;
» Cédula de Identidade e CPF; (*)
» Comprovante de residência; (*)
» Ex-alunos: certificado de conclusão de curso realizado na FGV. (**)

(*) somente cópias autenticadas ou documentos originais para autenticação no ato da matrícula. A Declaração de conclusão deverá ter sido emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.
(**) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante apresentação da documentação exigida.

Observações 

Eventualmente as aulas poderão ser ministradas fora das instalações da FGV.