Você está aqui

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Carga Horária: 36 horas-aula
Horário: das 19h30 às 22h45
Unidade: 9 de Julho
Coordenador(es): Françoise Trapenard
Objetivo 
  • Ampliar o olhar sobre as origens históricas do conceito de Sustentabilidade e suas implicações na gestão empresarial. 
  • Refletir sobre a interdependência entre sustentabilidade nos negócios e gestão de pessoas, sintonizando as práticas destas duas agendas organizacionais.
  • Mostrar como a área de RH, além de apoiar na implantação da sustentabilidade nas organizações, precisa repensar seus próprios modelos e práticas, afinal, pessoas é uma das bases do tripé da sustentabilidade.
Público Alvo 

A gestores de pessoas e especialistas de RH, interessados em ampliar seu repertório sobre sustentabilidade e a gestores de outras áreas, interessados em ampliar seu repertorio sobre sustentabilidade e gestão de pessoas. Não é obrigatório o diploma de curso superior.

Metodologia 

O programa deve contemplar discussões conceituais mescladas com uma abordagem pragmática. Teoria e prática integradas estimulando a implantação de mudanças no dia-a-dia dos profissionais.

Programa 

Abrindo a lente para os tempos de profundas transformações - 8 horas

Apresentação do programa e interação inicial dos participantes

Onde estamos e para onde vamos como sociedade? A crise de valores e significados e a resposta que a Sustentabilidade traz.

Reflexão dos participantes: no que este contexto de transformação me toca? Onde estou e para onde vou como pessoa e profissional?

 

Como a Sustentabilidade e a Gestão de Pessoas se alinham? - 12 horas

A evolução da sustentabilidade na linha de tempo, triple bottom line e a gestão do negócio, das pessoas e do meio-ambiente.

Explorar práticas concretas que incluem a sustentabilidade no modelo de negócio, apoiando-se em uma cultura, valores e crenças que darão consistência à escolha estratégica.

O papel da liderança na implantação da sustentabilidade tanto no negócio quanto nas práticas de gestão de pessoas.

Reflexão dos participantes: quais são minhas crenças e práticas no desenvolvimento de pessoas e na sustentabilidade nos negócios?

 

Evolução necessária para um RH mais sustentável em sua estratégia e em seus principais processos - 12 horas

A jornada da sustentabilidade em RH começa no ser humano: como humanizar as relações no ambiente de trabalho?

Reflexão sobre o estágio atual das funções de RH e como elas podem evoluir para atingir o patamar da sustentabilidade: Atração e retenção; Desempenho e remuneração; Desenvolvimento e Carreira; Cultura e engajamento.

 

O que levamos para casa? - 4 horas

Co-criação com os participantes de soluções possíveis para os processos de gestão de pessoas.

Sensibilização para a mudança no dia-a-dia do profissional

Investimento: 

» Os planos de investimentos serão válidos para as matrículas efetivadas até as datas apresentadas acima. O processo de matrícula compreende entrega da documentação, assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.

» Outras formas de pagamento: Clique aqui

Processo Seletivo 

Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo.

Documentação necessária 

Documentação exigida no ato da matrícula:

» Diploma de nível superior ou Certificado de Conclusão do curso de Graduação ou a carteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas; (*)
» Para candidatos sem graduação, mas que possuem experiência na área de saber do curso, deverão apresentar declaração da empresa atestando sua função de nível superior;
» Cédula de Identidade e CPF; (*)
» Comprovante de residência; (*)
» Ex-alunos: certificado de conclusão de curso realizado na FGV. (**)

(*) somente cópias autenticadas ou documentos originais para autenticação no ato da matrícula. A Declaração de conclusão deverá ter sido emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.
(**) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante apresentação da documentação exigida.

Observações 

Eventualmente as aulas poderão ser ministradas fora das instalações da FGV.

Para todos os cursos o candidato deverá comprovar sua formação em nível superior (diploma do curso de graduação) em qualquer área e/ou tempo de experiência comprovada, conforme necessidade de cada curso.