Você está aqui
Gestão Estratégica de Negócios
|
Coordenador(es):
Prof. Carlos Osmar Bertero
|
O curso tem como objetivo apresentar os principais modelos de gestão estratégica, com ênfase em posicionamento e no modelo baseado em recursos para formulação de estratégias. Problemas e dificuldades específicos de implementação serão tratados com questões de cultura organizacional e de estrutura da empresa.
O público alvo deste curso é formado por gestores profissionais, consultores e empresários. Todavia é importante que estejam de alguma forma, envolvidos com a estratégia do negócio, seja decidindo sobre rumos da empresa, seja contribuindo para a elaboração de projetos que venham a ter impacto nos objetivos do negócio.
O curso será composto de preleções, vídeos, casos com ilustrações e exercícios em sala de aula.
Caracterização da perspectiva estratégica de gestão (04 horas-aula)
- A perspectiva estratégica de um negócio ou empresa
- As dimensões da estratégia (generalista, integradora, planejadora e de longo prazo)
- Modelo básico de estratégia segundo a concepção da organização dos ramos
- Modelo básico de estratégia segundo a concepção da Visão Baseada em Recursos (RBV-Resource Based View).
A Visão, a Missão, os Valores e o alinhamento com a organização (04 horas-aula)
- Planejamento estratégico, pensamento estratégico, liderança e gerenciamento estratégicos: Quatro conceitos fundamentais em Estratégia
- Os grandes direcionadores estratégicos: Cultura, Valores, Missão, Visão, Objetivos e Metas
- O alinhamento organizacional: A Execução da estratégia. Fazendo acontecer: Motivação, Incentivos, Avaliação de Desempenho. A performance de pico.
O ambiente externo da empresa: conjuntura econômica, quadro institucional e globalização (04 horas-aula)
- Conjuntura econômica atual e perspectivas
- Impactos no Planejamento Estratégico das empresas
- Análise macroambiental: O radar empresarial
- O desafio de “criar” o futuro
- Uma síntese do macroambiente global hipercompetitivo
- A visão do ambiente futuro: Bio-Sociedade e a Era da Governança
- Macrotendências que moldam o nosso futuro.
O ambiente externo de negócios: análise conjuntural do Brasil (04 horas-aula)
- O atual ambiente brasileiro para os negócios
- Descrição e gênese da atual problemática brasileira
- O desequilíbrio macro econômico e seu impacto na atividade empresarial
- Medidas corretivas necessárias imediatas
- Mudanças estruturais para o médio e longo prazo
- Sugestões de medidas de urgência na gestão dos negócios
A análise estrutural dos ramos de negócios (Industry Analysis) (04 horas-aula)
- Análise do ambiente concorrencial competitivo
- Gestão dos relacionamentos empresariais: Partes Interessadas (stakeholder analysis)
- Análise estrutural dos ramos / indústrias: O Modelo I/O
- Determinantes da competitividade sistêmica; fatores competitivos condicionantes
- Os fundamentos do ramo e a lógica competitiva
- Monitoração da concorrência.
As competências centrais ou essenciais (Core Competences) da empresa (04 horas-aula)
- Análise interna
- O momento da organização em seu ciclo de vida
- Liderança, coalisões, estrutura
- Recursos organizacionais: A estratégia baseada em recursos
- O modelo RBV (Resource Based View)
- Competências essenciais e capacitações-chave: As Capacidades Organizacionais como fundamento das vantagens competitivas
A competitividade e a busca por desempenho acima da média. Valores competitivos e o uso da cadeia de valor (04 horas-aula)
- Fontes de vantagem competitiva sustentável
- Valor e posicionamento
- Sistema de atividades
As estratégias de crescimento (04 horas-aula)
- Análise interna
- O momento da organização em seu ciclo de vida
- Liderança, coalisões, estrutura
- Recursos organizacionais: A estratégia baseada em recursos
- Competências essenciais e capacitações-chave: As Capacidades Organizacionais como fundamento das vantagens competitivas
- Análise dos recursos e capacidades organizacionais segundo seu Valor, Raridade, Imitabilidade e efetivo uso pela Organização (VRIO)
- A visão interna da grande “máquina” empresarial.
Tomando de decisões estratégicas (04 horas-aula)
Em um ambiente empresarial em transformação constante, não basta que pessoa de negócios acumule conhecimento. Embora isso seja muito importante, é também muito importante saber usar tal conhecimento de forma dinâmica e flexível. O objetivo será discutir alguns modelos mentais de tomada de decisão estratégica. Partindo da tradicional aplicação de modelos pré-concebidos e chegando à necessidade de lidarmos com a complexidade, passaremos por modelos como a attention-based view da estratégia, pelas armadilhas que levam as empresas a repetirem erros semelhantes no tempo, pelos vieses de boom and bust , pela incapacidade de atentarmos a "avisos" do mercado e pelo "paradoxo do sucesso", entre outros. O objetivo será provocar a reflexão dos participantes não apenas em relação às decisões que estão tomando, mas também em relação à maneira como estão tomando tais decisões.
A estratégia dos negócios internacionais (08 horas-aula)
- Estratégia internacional e internacionalização
- Dimensões ambientais da estratégia internacional
- Modelos de corporações multinacionais
- Internacionalização de corporações de países emergentes
- Inovação e cadeia de valor.
Forum de Debates (04 horas-aula)
- Seção de prática empresarial com a presença de executivos de empresas convidados
- Perguntas e respostas.
As alianças estratégicas: as fusões e as aquisições (04 horas-aula)
- Alternativas estratégicas de crescimento
- Desempenho pós-M&A
- Definindo o target do M&A
- Coordenando a alianças: complementariedade de recursos e custos de transação
A Implementação ou execução das estratégias. O uso do BSC (Balanced Score Card) (04 horas-aula)
- O contexto do desenvolvimento do Balanced-Scorecard
- Balanced Scorecard: uma visão geral
- A dimensão financeira do BSC
- A dimensão "clientes" do BSC
- A dimensão "processos de negócio" do BSC
- A dimensão "crescimento e aprendizado" do BSC
- Armadilhas no uso do BSC
A empresa do futuro e suas dimensões sociais e estratégicas (04 horas-aula)
- As grandes transformações contemporâneas e seu impacto nos negócios
- Análise PESTEL e análise de cenários
- Demografia, recursos naturais e tecnologia
- Economia de compartilhamento, economia virtual e capitalismo de estado: implicações para a atividade empresarial
- Responsabilidade corporativa social e ambiental em um mundo complexo
- Questões geopolíticas e atividade empresarial
- Cenários extremos: Ray Kurtzweil e Wolfgang Streeck
Formas de Pagamento:
Boleto Bancário -> à vista ou parcelado.
Cartão de Crédito (compra recorrente: Visa e Mastercard) -> parcelado, a partir da 2ª parcela.
» O primeiro pagamento deverá ser realizado via boleto bancário e terá como data de vencimento 3 (três) dias corridos após a efetivação de matrícula. As demais parcelas poderão ser pagas via cartão de crédito ou boleto e terão vencimento para o dia 10 (dez), a partir do mês do início do curso.
» Os planos de investimentos serão válidos para candidatos aprovados com matrículas efetivadas até as datas mencionadas acima. O processo de matrícula compreende entrega da documentação, assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.
Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo.
Documentação exigida no ato da matrícula:
» Diploma de nível superior ou Certificado de Conclusão do curso de Graduação ou a carteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas; (*)
» Para candidatos sem graduação, mas que possuem experiência na área de saber do curso, deverão apresentar declaração da empresa atestando sua função de nível superior;
» Cédula de Identidade e CPF; (*)
» Comprovante de residência; (*)
» Ex-alunos: certificado de conclusão de curso realizado na FGV. (**)
(*) somente cópias autenticadas ou documentos originais para autenticação no ato da matrícula. A Declaração de conclusão deverá ter sido emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.
(**) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante apresentação da documentação exigida.
Eventualmente as aulas poderão ser ministradas fora das instalações da FGV.
Clique aqui e esclareça suas dúvidas sobre este curso.