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Gestão Estratégica de Negócios

Carga Horária: 60 horas-aula
Data de início: 13/03/2018
Data de término: 26/06/2018
Dias da semana: 3as feiras
Horário: 19h30 às 22h45
Unidade: 9 de Julho
Coordenador(es): Prof. Carlos Osmar Bertero
Objetivo 

O curso tem como objetivo apresentar os principais modelos de gestão estratégica, com ênfase em posicionamento e no modelo baseado em recursos para formulação de estratégias. Problemas e dificuldades específicos de implementação serão tratados com questões de cultura organizacional e de estrutura da empresa.

Público Alvo 

O público alvo deste curso é formado por gestores profissionais, consultores e empresários. Todavia é importante que estejam de alguma forma,  envolvidos com a estratégia do negócio, seja decidindo sobre rumos da empresa, seja contribuindo para a elaboração de projetos que venham a ter impacto nos objetivos do negócio.

Metodologia 

O curso será composto de preleções, vídeos, casos com ilustrações e exercícios em sala de aula.

Programa 

Caracterização da perspectiva estratégica de gestão (04 horas-aula)

  • A perspectiva estratégica de um negócio ou empresa
  • As dimensões da estratégia (generalista, integradora, planejadora e de longo prazo)
  • Modelo básico de estratégia segundo a  concepção da organização dos ramos
  • Modelo básico de estratégia segundo a concepção da Visão Baseada em Recursos (RBV-Resource Based View).


A Visão, a Missão, os Valores e o alinhamento com a organização (04 horas-aula)

  • Planejamento estratégico, pensamento estratégico, liderança e gerenciamento estratégicos: Quatro conceitos fundamentais em Estratégia
  • Os grandes direcionadores estratégicos: Cultura, Valores, Missão, Visão, Objetivos e Metas
  • O alinhamento organizacional: A Execução da estratégia. Fazendo acontecer: Motivação, Incentivos, Avaliação de Desempenho. A performance de pico.


O ambiente externo da empresa: conjuntura econômica, quadro institucional e globalização (04 horas-aula)

  • Conjuntura econômica atual e perspectivas
  • Impactos no Planejamento Estratégico das empresas
  • Análise macroambiental: O radar empresarial
  • O desafio de “criar” o futuro
  • Uma síntese do macroambiente global hipercompetitivo
  • A visão do ambiente futuro: Bio-Sociedade e a Era da Governança
  • Macrotendências que moldam o nosso futuro.


O ambiente externo de negócios: análise conjuntural do Brasil (04 horas-aula)

  • O atual ambiente brasileiro para os negócios
  • Descrição e gênese da atual problemática brasileira
  • O desequilíbrio macro econômico e seu impacto na atividade empresarial
  • Medidas corretivas necessárias imediatas
  • Mudanças estruturais para o médio e longo prazo
  • Sugestões de medidas de urgência na gestão dos negócios


A análise estrutural dos ramos de negócios (Industry Analysis) (04 horas-aula)

  • Análise do ambiente concorrencial competitivo
  • Gestão dos relacionamentos empresariais: Partes Interessadas (stakeholder analysis)
  • Análise estrutural dos ramos / indústrias: O Modelo I/O
  • Determinantes da competitividade sistêmica; fatores competitivos condicionantes
  • Os fundamentos do ramo e a lógica competitiva
  • Monitoração da concorrência.


As competências centrais ou essenciais (Core Competences) da empresa (04 horas-aula)

  • Análise interna
  • O momento da organização em seu ciclo de vida
  • Liderança, coalisões, estrutura
  • Recursos organizacionais: A estratégia baseada em recursos
  • O modelo RBV (Resource Based View)
  • Competências essenciais e capacitações-chave: As Capacidades Organizacionais como fundamento das vantagens competitivas


A competitividade e a busca por desempenho acima da média. Valores competitivos e o uso da cadeia de valor (04 horas-aula)

  • Fontes de vantagem competitiva sustentável
  • Valor e posicionamento
  • Sistema de atividades


As estratégias de crescimento (04 horas-aula)

  • Análise interna
  • O momento da organização em seu ciclo de vida
  • Liderança, coalisões, estrutura
  • Recursos organizacionais: A estratégia baseada em recursos
  • Competências essenciais e capacitações-chave: As Capacidades Organizacionais como fundamento das vantagens competitivas
  • Análise dos recursos e capacidades organizacionais segundo seu Valor, Raridade, Imitabilidade e efetivo uso pela Organização (VRIO)
  • A visão interna da grande “máquina” empresarial.


Tomando de decisões estratégicas (04 horas-aula)

Em um ambiente empresarial em transformação constante, não basta que  pessoa de negócios acumule conhecimento. Embora isso seja muito importante, é também muito importante saber usar tal conhecimento de forma dinâmica e flexível. O objetivo será   discutir alguns modelos mentais de tomada de decisão estratégica. Partindo da tradicional aplicação de modelos pré-concebidos e chegando à necessidade de lidarmos com a complexidade, passaremos por modelos como a attention-based view da estratégia, pelas armadilhas que levam as empresas a repetirem erros semelhantes no tempo, pelos vieses de boom and bust , pela incapacidade de atentarmos a "avisos" do mercado e pelo "paradoxo do sucesso", entre outros. O objetivo será provocar a reflexão dos participantes não apenas em relação às decisões que estão tomando, mas também em relação à maneira como estão tomando tais decisões.


A estratégia dos negócios internacionais (08 horas-aula)

  • Estratégia internacional e internacionalização
  • Dimensões ambientais da estratégia internacional
  • Modelos de corporações multinacionais
  • Internacionalização de corporações de países emergentes
  • Inovação e cadeia de valor.


Forum de Debates (04 horas-aula)

  • Seção de prática empresarial com a presença de executivos de empresas convidados
  • Perguntas e respostas.


As alianças estratégicas: as fusões e as aquisições (04 horas-aula)

  • Alternativas estratégicas de crescimento
  • Desempenho pós-M&A
  • Definindo o target do M&A
  • Coordenando a alianças: complementariedade de recursos e custos de transação


A Implementação ou execução das estratégias. O uso do BSC (Balanced Score Card) (04 horas-aula)

  • O contexto do desenvolvimento do Balanced-Scorecard
  • Balanced Scorecard: uma visão geral
  • A dimensão financeira do BSC
  • A dimensão "clientes" do BSC
  • A dimensão "processos de negócio" do BSC
  • A dimensão "crescimento e aprendizado" do BSC
  • Armadilhas no uso do BSC


A empresa do futuro e suas dimensões sociais e estratégicas (04 horas-aula)

  • As grandes transformações contemporâneas e seu impacto nos negócios
  • Análise PESTEL e análise de cenários
  • Demografia, recursos naturais e tecnologia
  • Economia de compartilhamento, economia virtual e capitalismo de estado: implicações para a atividade empresarial
  • Responsabilidade corporativa social e ambiental em um mundo complexo
  • Questões geopolíticas e atividade empresarial
  • Cenários extremos: Ray Kurtzweil e Wolfgang Streeck
Investimento: 

Até 29/12/2017: R$ 5.220,00 à vista ou até 6X de R$ 891,78

Até 09/02/2018: R$ 5.428,80 à vista ou até 6X de R$ 927,46

A partir de 12/02/2018: R$ 5.645,95 à vista ou até 6X de R$ 964,55

Formas de Pagamento:
Boleto Bancário -> à vista ou parcelado.
Cartão de Crédito (compra recorrente: Visa e Mastercard) -> parcelado, a partir da 2ª parcela.

» O primeiro pagamento deverá ser realizado via boleto bancário e terá como data de vencimento 3 (três) dias corridos após a efetivação de matrícula. As demais parcelas poderão ser pagas via cartão de crédito ou boleto e terão vencimento para o dia 10 (dez), a partir do mês do início do curso.

» Os planos de investimentos serão válidos para candidatos aprovados com matrículas efetivadas até as datas mencionadas acima. O processo de matrícula compreende entrega da documentação, assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.

Processo Seletivo 

Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo.

Documentação necessária 

Documentação exigida no ato da matrícula:

» Diploma de nível superior ou Certificado de Conclusão do curso de Graduação ou a carteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas; (*)
» Para candidatos sem graduação, mas que possuem experiência na área de saber do curso, deverão apresentar declaração da empresa atestando sua função de nível superior;
» Cédula de Identidade e CPF; (*)
» Comprovante de residência; (*)
» Ex-alunos: certificado de conclusão de curso realizado na FGV. (**)

(*) somente cópias autenticadas ou documentos originais para autenticação no ato da matrícula. A Declaração de conclusão deverá ter sido emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.
(**) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante apresentação da documentação exigida.

Observações 

Eventualmente as aulas poderão ser ministradas fora das instalações da FGV.

Clique aqui e esclareça suas dúvidas sobre este curso.