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Introdução ao Storytelling de Impacto Social (Workshop)

Carga Horária: 8 horas-aula
Data de início: 10/09/2018
Data de término: 11/09/2018
Dias da semana: 2ª e 3ª feira
Horário: 19h30 às 22h45
Unidade: 9 de Julho
Objetivo 

O Workshop pretende discutir como a metodologia de se contar histórias vem sendo aplicada além das fronteiras do marketing tradicional com impactos importantes para diferentes tipos de organizações. Contar histórias é uma arte milenar que ganha ainda mais força com o advento das mídias sociais. Dentro desse contexto, organizações de impacto social podem se utilizar de diferentes ferramentas para gerar engajamento e transformação. Através de cases e exercícios práticos, vamos entender os segredos por trás do storytelling. 

Público Alvo 

O público alvo é formado por empreendedores sociais, profissionais de empresas envolvidos em projetos sociais, associações, fundações, movimentos sociais, coletivos etc que trabalham ou têm interesse em trabalhar em projetos de transformação social e potencializar o impacto de suas atividades. 

Metodologia 

Aulas expositivas com conceitos de narrativa, exemplos de cases reais de impacto social aliadas a exercícios práticos que estimulam a reflexão e troca de experiência entre os alunos. A partir de temas propostos, os alunos serão estimulados a desenvolverem histórias para gerar engajamento entre os stakeholders de organizações de impacto social. As exposições serão ministradas por profissionais com experiência em dramaturgia, cinema de documentário e comunicação para atividades de impacto. 

Clique aqui para consultar o mini currículo dos professores.

Programa 

Porque Storytelling + Impacto Social 
Organizações de impacto social vivem muitos dilemas quando o assunto é comunicação estratégica. Por um lado, vivemos na era da economia da atenção, onde as pessoas recebem milhares de impactos diários em busca de atenção, o que torna o desafio de comunicar com eficiência (e muitas vezes sem recurso) muito alto. De outro lado, é no entorno das organizações de impacto social onde grandes histórias acontecem. Saber identificar essas histórias e usa-las como plataforma para alavancar awareness e até retorno é uma oportunidade e tanto para qualquer organização de impacto social.  

Empatia e Catarse (Aspiaracional x Idetificação x Transformadora) 
Os mais antigos princípios de dramaturgia são, até hoje, ferramentas fundamentais para inspirar e engajar. Este módulo do curso propõe uma introdução a técnicas que fazem com que o espectador se conecte emocionalmente com um personagem, com uma história e conseqüentemente com uma causa. E como esta conexão emocional pode se refletir em uma ação transformadora, tirando o espectador do lugar de passividade e gerando um engajamento real com a causa retratada no filme.

Poder das Histórias 
Desde Aristóteles existem técnicas consagradas para contar histórias com qualidade e efetividade, que até hoje são a base do storytelling. Vamos fazer uma introdução aos princípios fundamentais para contar bem uma história, conhecendo a estrutura de três atos e os conceitos de personagem, universo, conflito, trama, tema e mensagem. 

Histórias + Impacto Social em um mundo digital 
Em um mundo super conectado e com uma quantidade imensa de conteúdo disponível, a disputa pela atenção da audiência é enorme. Vamos entender como histórias boas, bem contadas, bem produzidas, distribuídas com eficiência e com um call to participation claro podem sair na frente na busca pela atenção das pessoas.  

Estudos de Caso de Sucesso 
Vamos analisar filmes, estratégias, números e impacto de cases de storytelling que tiveram sucesso no engajamento para causas importantes. 

Fundamentos estratégicos – Exercício Prático 
Para se contar qualquer história é muito importante que se tenha clareza em qual mensagem se quer passar, que tipo de reação é esperada, que tipo de efeito e retorno pretendemos com a história. Dentro desse contexto, será proposto um exercício que desafia os alunos a pensarem em todos os aspectos que servem de alicerce para a criação de uma história de sucesso. 

Design de Narrativa 
Partindo de exemplos de instituições reais, vamos fazer um exercício pratico em 3 etapas: 1 - analisar o problema de uma instituição para comunicar sua causa e traçar uma estratégia para solucionar este problema utilizando o storytelling. 2 – Criar uma história, documental ou fictícia, e escrever um roteiro de vídeo para a instituição. 3 – Criar um plano de call to participation e distribuição do vídeo, para alcançar os objetivos e solucionar o problema da instituição.  

Investimento: 

Até 29/06/2018: R$ 680,00 à vista ou 2 x R$ 341,69

Até 31/07/2018: R$ 707,20 à vista ou  2 x R$ 355,36

A partir de 01/08/2018: R$ 735,49 à vista ou 2 x R$ 369,57

Formas de Pagamento:
Boleto Bancário -> à vista ou parcelado.
Cartão de Crédito (compra recorrente: Visa e Mastercard) -> parcelado, a partir da 2ª parcela.

» O primeiro pagamento deverá ser realizado via boleto bancário e terá como data de vencimento 3 (três) dias corridos após a efetivação de matrícula. As demais parcelas poderão ser pagas via cartão de crédito ou boleto e terão vencimento para o dia 10 (dez), a partir do mês do início do curso.

» Os planos de investimentos serão válidos para candidatos aprovados com matrículas efetivadas até as datas mencionadas acima. O processo de matrícula compreende entrega da documentação, assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.

Processo Seletivo 

Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo.

Documentação necessária 

Documentação exigida no ato da matrícula:

» Diploma de nível superior ou Certificado de Conclusão do curso de Graduação ou a carteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas; (*)
» Para candidatos sem graduação, mas que possuem experiência na área de saber do curso, deverão apresentar declaração da empresa atestando sua função de nível superior;
» Cédula de Identidade e CPF; (*)
» Comprovante de residência; (*)
» Ex-alunos: certificado de conclusão de curso realizado na FGV. (**)

(*) somente cópias autenticadas ou documentos originais para autenticação no ato da matrícula. A Declaração de conclusão deverá ter sido emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.
(**) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante apresentação da documentação exigida.