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Mediação e Gestão de Conflitos Organizacionais

Carga Horária: 48 horas/aula
Dias da semana: 3as feiras
Horário: das 19h30 às 22h45
Unidade: 9 de Julho
Objetivo 

Desenvolver as habilidades dos participantes em identificar, mediar e gerir conflitos no ambiente corporativo, tanto de natureza interna como externa.

Preparar pessoas para atuar como mediadores corporativos, bem como gestores de conflitos entre pessoas e grupos.

Público Alvo 

Pessoas de todas as áreas de atuação interessadas em adquirir ou aprimorar habilidades em gerenciar, mediar e resolver conflitos no ambiente corporativo.

Metodologia 
  • Aulas expositivo-dialogadas apresentadas pelo professor responsável
  • Leitura dirigida e discussão dos resultados
  • Indicação de leitura extraclasse
  • Trabalhos de grupo em sala de aula
  • Dinâmicas, debates e apresentação de trechos de filmes
  • “Role-play” para a fixação dos conceitos aprendidos
  • Formação de grupos de estudo para eleição, apresentação e debates de casos reais do conhecimento dos participantes com vistas à identificação da aplicabilidade dos ensinamentos.
Programa 

1- A visão sistêmica de Resolução Adequada de Disputas Corportativas (4 horas-aula)

  • A visão global sobre o conflito, a Mediação e gestão de conflitos organizacionais
  • O contexto de Resolução Adequada de Disputas (ADR) e as principais abordagens
  • Os elementos essenciais da Mediação
  • Os conflitos internos e os externos
  • Mediação públicas e privada
  • Os quatro métodos mais conhecidos da Mediação e a sua aplicação à realidade brasileira.

 
2- A base do autoconhecimento e do autocontrole (4 horas-aula)

  • As cinco tendências de comportamento humano diante do conflito
  • Medição do perfil de cada participante com o instrumento Thomas-Kilmann (TKI)
  • As habilidades essenciais do mediador e gestor de conflitos
  • As ferramentas de autocontrole em uma situação de conflito.

 

3- O primeiro pilar - A arte do diálogo (4 horas-aula)

  • A teoria e prática da comunicação
  • Técnicas para identificar e vencer barreiras pelo diálogo
  • Técnicas para trazer pessoas em conflito ao diálogo
  • Técnicas de diálogo quando a própria pessoa é parte integrante do conflito.

 

4- O segunda pilar – A negociação de conflitos (4 horas-aula)

  • Negociação em ambiente de conflito
  • Construção de relacionamentos e comunicações com credibilidade
  • O círculo de valor e o modelo de Harvard na resolução de conflitos
  • O uso apropriado da análise das alternativas (BATNA, WATNA) na resolução de conflitos
  • Formas adequadas de encerramento e reconstrução de relacionamentos.

 

5- O Gestor como Mediador (4 horas-aula)

  • O papel do Gestor como mediador de conflitos internos
  • Preparação – o acordo prévio das partes acerca do processo e das escoha do mediador
  • As condições essencias para o bom andamento das reuniões de Mediação
  • Técnicas de Mediação que podem ser utilizadas pelo Gestor durante suas atividades
  • A natureza e vantagen da solução criada pelas partes.

 

6- Conflict coaching (4 horas-aula)

  • As vantagens do coaching na resolução de conflitos entre pessoas
  • O iniciou/origem do processo
  • Como ajudar pessoas a lidarem com emoções e sentimentos negativos
  • Coaching como uma ferramenta de resolução de conflitos
  • Manutenção dos relacionamentos após coaching.

 

7- Fundamentos da Mediação (4 horas-aula)

  • Princípios da Mediação – a visão do processo do iniciou ao fim
  • Confidencialidade, Boa fé e outros princípios que regem a Mediação e atuação do mediador
  • As quatro principais escolas de Mediação e sua aplicação
  • A Mediação pública e privada
  • A escolha do mediador e da câmara da Mediação – os regulamentos
  • A escolha e o preparo do lugar

 

8- A dinâmica da Mediação privada (8 horas-aula)

  • A decisão de mediar e o uso de cláusulas da Mediação nos contratos
  • O contato inicial e a abertura do processo
  • O uso de técnicas específicas e a geração de opções
  • A busca da solução pelas partes facilitada pelo mediador
  • A condução de reuniões conjuntas e separadas (caucus)
  • Modelos de documentos essenciais para as boas práticas da Mediação
  • O encerramento adequado do processo
  • Os relacionamentos e responsabilidades do mediador após o encerramento da Mediação
  • Prática com simulações de Mediação comercial e/ou familiar.

 

9- A prática da Mediação corporativa em contextos complexos (8 horas-aula)

  • Os três mapas mentais do mediador profissional
  • Advocacia na Mediação – o papel do advogado na Mediação
  • Prémediação e o acordo de mediar no caso de valores elevados e com a presença de multipartes
  • A gestão do processo e os cuidados com o uso de reuniões em separado
  • O uso de provas e opiniões de peritos e especialistas no processo de Mediação
  • O encerramento do processo e as responsabilidades do Mediador após o término da Mediação
  • A Lei da Mediação e outros dispositivos legais
  • Prática com simulações de mediações corporativas com a presença de advogados.

 

10- Os dilemas da Mediação e da gestão de conflitos (4 horas-aula)

  • Revisão do curso e discussão de casos reais e questões polêmicas
  • O benefício/custo de criação e adoção de políticas de gestão de conflitos organizacionais
  • A ética na Mediação
  • O papel do gestor de conflitos
  • As oportunidades futuras para aplicação da Mediação.
Investimento: 

Até 09/06/2017: R$ 3.456,00 à vista ou até 6X de R$ 590,42

Até 18/07/2017: R$ 3.840,00 à vista ou até 6X de R$ 656,03

A partir de 19/07/2017: R$ 3.936,00 à vista ou até 6X de R$ 672,43

Formas de Pagamento:
Boleto Bancário -> à vista ou parcelado.

Cartão de Crédito (compra recorrente: Visa e Mastercard) -> parcelado, a partir da 2ª parcela.

» O primeiro pagamento deverá ser realizado via boleto bancário e terá como data de vencimento 3 (três) dias corridos após a efetivação de matrícula. As demais parcelas poderão ser pagas via cartão de crédito ou boleto e terão vencimento para o dia 10 (dez), a partir do mês do início do curso.

» Os planos de investimentos serão válidos para candidatos aprovados com matrículas efetivadas até as datas mencionadas acima. O processo de matrícula compreende entrega da documentação, assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.

Processo Seletivo 

Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo.

Documentação necessária 

Documentação exigida no ato da matrícula:

» Diploma de nível superior ou Certificado de Conclusão do curso de Graduação ou a carteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas; (*)
» Cédula de Identidade e CPF; (*)
» Comprovante de residência; (*)
» Ex-alunos: certificado de conclusão de curso realizado na FGV. (**)

(*) somente cópias autenticadas ou documentos originais para autenticação no ato da matrícula. A Declaração de conclusão deverá ter sido emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.
(**) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante apresentação da documentação exigida.

Observações 

Eventualmente as aulas poderão ser ministradas fora das instalações da FGV.