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Mediação e Gestão de Conflitos Organizacionais

Carga Horária: 48 horas/aula
Data de início: 07/08/2018
Data de término: 23/10/2018
Dias da semana: 3as feiras
Horário: 19h30 às 22h45
Unidade: 9 de Julho
Objetivo 

Conflitos bem geridos podem reduzir gastos, manter relações comerciais e proporcionar um ambiente de trabalho adequado para o desenvolvimento das organizações. Neste contexto, possuir habilidades e competências para a utilização da Mediação como meio de prevenção, gestão e resolução de disputas organizacionais é de extrema importância para o exercício com excelência da gestão organizacional.

O curso de Mediação e gestão de conflitos organizacionais proporciona a você  uma visão panorâmica sobre a Mediação como meio de gestão de conflitos e o conhecimento teórico e prático para o desenvolvimento das habilidades e competências para identificar, gerir e mediar conflitos no ambiente corporativo, tanto de natureza interna como externa.

Você irá adquirir:

  • Uma visão panorâmica sobre Mediação de conflitos e campos de aplicação
  • Oportunidade para ampliar seu autoconhecimento como gestor de conflitos
  • Competências e habilidades para a gestão de conflitos organizacionais internos
  • As principais técnicas relacionadas à arte do diálogo e da negociação
  • Entendimento sobre Mediação em contextos organizavcionais complexos
Público Alvo 

O curso de Mediação e gestão de conflitos organizacionais é multidisciplinar e indicado para profissionais das mais diversas áreas tais como, advogados, administradores,engenheiros, psicólogos, gestores da área de Recursos Humanos, empresários e executivos interessados em adquirir ou aprimorar habilidades em gerenciar, mediar e resolver conflitos no ambiente corporativo.

Metodologia 
  • Aulas expositivo-dialogadas apresentadas pelo professor responsável
  • Leitura dirigida e discussão dos resultados
  • Indicação de leitura extraclasse
  • Trabalhos de grupo em sala de aula
  • Dinâmicas, debates e apresentação de trechos de filmes
  • “Role-play” para a fixação dos conceitos aprendidos
  • Formação de grupos de estudo para eleição, apresentação e debates de casos reais do conhecimento dos participantes com vistas à identificação da aplicabilidade dos ensinamentos.
  • Identificação da aplicabilidade dos ensinamentos.
Programa 

A visão de bom mediador e gestor de conflitos organizacionais (04 horas-aula)

  • A visão global sobre a origem de conflitos organizacionais e a sua resolução
  • O beneficio/custo da aplicação apropriada dos meios consensuais de solução de conflitos
  • Mediação no contexto de Resolução Adequada de Disputas (ADR) 
  • Os quatro caminhos de resolução de conflitos por meio da Mediação
  • A visão de alta administração sobre a resolução de disputas externas e de conflitos internos 
  • O diálogo com a alta administração.


Os primeiros passos para atuar como mediadores e gestores de conflitos organizacionais (04 horas-aula)

  • As cinco tendências de comportamento humano diante do conflito
  • Medição do perfil de cada participante com o instrumento Thomas-Kilmann (TKI)
  • O autoconhecimento e seu impacto na gestão de conflitos 
  • O modelo empresarial de negociação integrativa 
  • O uso de conhecimentos de diálogo e negociação na mediação de disputas. 


Os princípios e processos de Mediação de disputas (04 horas-aula)

  • Identificação dos princípios fundamentais da Mediação empresarial e organizacional 
  • A decisão de mediar e o uso de cláusulas da Mediação nos contratos
  • A participação dos advogados
  • O passo-a-passo do processo da mediação desde a decisão de mediar até a finalização. 
  • O  encontro confidencial individual com as partes – o caucus


As técnicas de Mediação de disputas (04 horas-aula)

  • As técnicas de Mediação aplicadas
  • Comunicação efetiva com rapport, escuta ativa e a arte de perguntar
  • O uso de BATNA e WATNA e o teste de realidade
  • Legitimidade como instrumento de persuasão
  • O uso criativo e construtivo de caucus
  • Recontextualizaçao e o fechamento criterioso
  • Aplicação das técnicas com debates e simulações visando a capacitação dos participantes na arte de Mediação empresarial e organizacional 


A gestão de conflitos internos - I (04 horas-aula)

  • Todos como mediadores de si mesmo 
  • Conflict Coaching e outras abordagens
  • O gestor de conflitos internos e suas ferramentas 
  • A Mediação organizacional interna na prática
  • Prática com simulações


A gestão de conflitos internos - II (04 horas-aula) 

  • A origem e o cálculo do custo de conflitos internos
  • Políticas e normas para a gestão efetiva dos conflitos internos organizacionais,
  • O gestor como mediador e a implantação de programas de Mediação
  • O uso de mediadores externos versus capacitação de mediadores internos
  • Simulações das técnicas aplicadas


Mediação Judicial e as câmaras privadas (04 horas-aula)

  • Uma breve história de Mediação judicial no Brasil
  • Os conflitos organizacionais submetidos à audiência judicial de Mediação 
  • A escolha das câmaras privadas e do mediador
  • A prática e os resultados da Mediação judicial. 
  • Tendências de mediação judicial.  


Resolução de disputas trabalhistas (04 horas-aula)

  • As relações trabalhistas e a gestão consensual de disputas
  • O sindicato como participante
  • A eficácia jurídica do acordo obtido em Mediação
  • Exemplos de casos e a suas resoluções


A prática da Mediação corporativa em contextos complexos - I (04 horas-aula)

  • Revisão do processo com altos valores e fatores complexos
  • Os três mapas mentais do mediador profissional- a escolha do mediador
  • Advocacia na Mediação – o papel do advogado na Mediação
  • Pré-mediação nas câmaras versus mediação “ad hoc”
  • A gestão da pré-mediação no caso de valores elevados e com a presença de multipartes
  • A mediação no contexto da arbitragem e pré-litígio
  • Prática com simulações de mediações corporativas com a participação de advogados


A prática da Mediação corporativa em contextos complexos - II (04 horas-aula)  

  • Abertura e gestão de diálogo integrado
  • Gestão de ameaças de desistências e diálogo desrespeitoso 
  • A gestão do processo e os cuidados com o uso de reuniões em separado
  • O uso de provas e opiniões de peritos e especialistas no processo de Mediação
  • O encerramento do processo e as responsabilidades do mediador após o término da Mediação
  • Prática com simulações de mediações corporativas com a participaçãode advogados


Outras aplicações da arte de mediar e gerenciar conflitos (04 horas-aula)

  • Mediação e resolução de conflitos na empresa familiar
  • Mediação e os meios digitais
  • A resolução de conflitos como elemento chave de fusões e aquisições (M&A)
  • Os desafios da Mediação internacional 
  • Preparação de entidades governamentais e não-governamentais para o uso de Mediação e gestão de conflitos
  • A próxima geração – Mediação escolar.


Dilemas e desafios da Mediação e da gestão de conflitos (04 horas-aula)

  • Revisão do curso e discussão de casos reais e questões polêmicas
  • Como iluminar a alta gestão nas vantagens de criar normas e políticas facilitando o uso de Mediação e gestão de conflitos organizacionais. 
  • O encerramento da Mediação pelo mediador
  • Os Códigos de Ética da mediação 
  • O papel do Gestor de Conflitos nas organizações.
  • As oportunidades futuras para aplicação da Mediação.
Investimento: 

Até 29/06/2018: R$ 4,320,00 à vista ou até 6X de R$ 738,03

Até 31/07/2018: R$ 4.492,80 à vista ou até 6X de R$ 767,55

A partir de 01/08/2018: R$ 4.672,51 à vista ou até 6X de R$ 798,25

Formas de Pagamento:
Boleto Bancário -> à vista ou parcelado.
Cartão de Crédito (compra recorrente: Visa e Mastercard) -> parcelado, a partir da 2ª parcela.

» O primeiro pagamento deverá ser realizado via boleto bancário e terá como data de vencimento 3 (três) dias corridos após a efetivação de matrícula. As demais parcelas poderão ser pagas via cartão de crédito ou boleto e terão vencimento para o dia 10 (dez), a partir do mês do início do curso.

» Os planos de investimentos serão válidos para candidatos aprovados com matrículas efetivadas até as datas mencionadas acima. O processo de matrícula compreende entrega da documentação, assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.

Processo Seletivo 

Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo.

Documentação necessária 

Documentação exigida no ato da matrícula:

» Diploma de nível superior ou Certificado de Conclusão do curso de Graduação ou a carteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas; (*)
» Cédula de Identidade e CPF; (*)
» Comprovante de residência; (*)
» Ex-alunos: certificado de conclusão de curso realizado na FGV. (**)

(*) somente cópias autenticadas ou documentos originais para autenticação no ato da matrícula. A Declaração de conclusão deverá ter sido emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.
(**) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante apresentação da documentação exigida.

Observações 

Eventualmente as aulas poderão ser ministradas fora das instalações da FGV.