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Negócios Internacionais e Comércio Exterior

Carga Horária: 60 horas-aula
Dias da semana: 3as e 5as feiras
Horário: 19h30 às 22h45
Unidade: 9 de Julho
Coordenador(es): Prof. Luiz Roberto Carnier
Objetivo 

Apresentar e debater aspectos, tanto de ordem estratégica como operacional, relativos às novas dimensões da competitividade do segmento privado brasileiro no exterior, diante das incertezas e mudanças constantes da economia mundial.

Público Alvo 

Trata-se de um curso de formação e de reciclagem para o público que já atua neste segmento, assim como para todos aqueles que desejam ingressar nesta promissora profissão, e que hoje representa um dos ramos de maior procura por profissionais capacitados.

Metodologia 

Aulas expositivas, dinâmicas de grupo, discussão de exemplos práticos. As aulas são apresentadas por professores e profissionais com larga experiência de mercado.

Programa 

Cenários de Globalização e Comércio Internacional (12 horas-aula)

• Características atuais da Política de Comércio Internacional;
• Análise do ambiente macroeconômico mundial. Mensuração da atividade econômica;
• Principais Blocos Econômicos como Mercosul, NAFTA, União Europeia.

Objetivos: Proporcionar uma visão abrangente sobre o contexto econômico e o impacto do comércio internacional sobre o desenvolvimento dos países em termos econômicos, sociais, tecnológicos, dentre outros fatores.

Planejamento e Pensamento Estratégico em “Global Marketing” (12 horas-aula)

• Principais fundamentos de Competitividade e de Estratégia;
• Inovação e Estratégia como fatores de Competitividade em Mercados Internacionais;
• Fundamentos do Pensamento Estratégico e a importância de pensar estrategicamente.

Objetivos: Desenvolver o conceito de planejamento de operações sob a perspectiva do Pensamento Estratégico  como uma atividade é fundamental à geração de Sinergia e Competitividade tanto nas operações no mercado interno como no exterior.

Negociação e Relacionamento com outras Culturas (4 horas-aula)

• O processo de Negociação em outras culturas;
• Conceitos de Cultura e de Relacionamento multicultural;
• Fatores como: cultura, religião, tradições, mitos, protocolos e etiquetas em negociações internacionais;
• O jogo do poder, as objeções, argumentos, concessões e fechamento de negociações em culturas como: latina, asiática, islâmica, dentre outras.

Objetivos: Proporcionar condições de conhecer as idiossincrasias e cognições, nos processos de relacionamento e negociações com clientes, fornecedores e outros públicos em culturas diferentes a cultura brasileira.

Gestão de Processos e de Controles de Exportação (8 horas-aula)

• Gestão de Processos e seus Controles Estratégicos e Operacionais;
• Sistemática de operações e os órgãos intervenientes no Comércio Exterior;
• Características de empresas exportadoras;
• Modalidades de Exportação e Trâmites usuais;
• Exportações especiais.

Objetivos: Proporcionar o debate sobre a gestão de processos devidamente alinhados aos objetivos estratégicos através da otimização das atividades inerentes ao nível operacional na busca da geração de valor agregado, maior fluidez ao atendimento de clientes, redução de custos e eficácia dos controles de medição de resultados, dentre outros aspectos.

 Operações de Importação e de Global Sourcing (8 horas-aula)

• Aspectos administrativos, cambiais e fiscais;
• Apresentação e discussão das telas do SISCOMEX – Importação;
• Casos especiais: importações com cobertura cambial;
• Análise de custos de Importação;
• Classificação fiscal de mercadorias;
• Processo de desembaraço aduaneiro.

Objetivos: Analisar todas as variáveis inerentes ao processo operacional de compras internacionais e de gestão de custos de produtos importados, habilitando a definição das melhores alternativas de negociação em termos de preços, modalidades de pagamento, vias de transporte, dentre outros fatores.

Câmbio e Financiamento em Comércio Exterior (8 horas-aula)

• Sistemas de Controle Cambial;
• Siscomex; Sisbacen;
• Gestão de Tesouraria em Operações de Câmbio de Importação e Exportação;
• Operações com ACCs, ACEs Modalidades de Pagamentos em Comércio Exterior;
• Hedging de Moedas. Securitização, Swaps, factoring, linhas de Crédito Empréstimos e Financiamentos.

Objetivos: Este módulo complementa e resgata todos os conceitos e abordagens de custos tratados nos demais módulos, proporcionando a visão abrangente sobre os fatores inerentes as atividades de Tesouraria de uma empresa envolvida com negócios internacionais eja de importação, exportação, licensing e demais modalidades.

Seguros e Logística em Operações Internacionais (8 horas-aula)

• Planejamento de movimentação de cargas: marítimo, aéreo, terrestre, intermodal;
• OTM - Operador de Transporte Multimodal na Cadeia de Distribuição;
• Contratos de Seguros e suas respectivas Convenções;
• Gerenciamento nas operações "door-to-door" Planilha de custos operacionais.

Objetivos: Apresentação das diversas alternativas de movimentação de carga no segmento de negócios de importação e exportação, debatendo estratégias de armazenamento, de embalagem e demais aspectos inerentes ao tema.

Investimento: 

Formas de Pagamento:
Boleto Bancário -> à vista ou parcelado.
Cartão de Crédito (compra recorrente: Visa e Mastercard) -> parcelado, a partir da 2ª parcela.

» O primeiro pagamento deverá ser realizado via boleto bancário e terá como data de vencimento 3 (três) dias corridos após a efetivação de matrícula. As demais parcelas poderão ser pagas via cartão de crédito ou boleto e terão vencimento para o dia 10 (dez), a partir do mês do início do curso.

» Os planos de investimentos serão válidos para candidatos aprovados com matrículas efetivadas até as datas mencionadas acima. O processo de matrícula compreende entrega da documentação, assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.

Processo Seletivo 

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Documentação necessária 

Documentação exigida no ato da matrícula:

» Diploma de nível superior ou Certificado de Conclusão do curso de Graduação ou a carteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas; (*)
» Para candidatos sem graduação, mas que possuem experiência na área de saber do curso, deverão apresentar declaração da empresa atestando sua função de nível superior;
» Cédula de Identidade e CPF; (*)
» Comprovante de residência; (*)
» Ex-alunos: certificado de conclusão de curso realizado na FGV. (**)

(*) somente cópias autenticadas ou documentos originais para autenticação no ato da matrícula. A Declaração de conclusão deverá ter sido emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.
(**) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante apresentação da documentação exigida.

Observações 

Eventualmente as aulas poderão ser ministradas fora das instalações da FGV.

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