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Desenvolvimento de Negócios Imobiliários

Carga Horária: 48 horas-aula
Dias da semana: 3as feiras
Horário: 19h30 às 22h45
Unidade: 9 de Julho
Objetivo 

Este curso tem como objetivo apresentar um amplo e profundo espectro da industria de mercado imobiliário, não se limitando a um produto ou área de atuação em particular desta indústria, de tal forma que o aluno que atua em determinada área especifica possa ampliar seus horizontes de conhecimento e por consequencia de futura atuação profissional.

O foco principal deste curso residirá no entendimento das relações entre Economia e o Mercado Imobiliario, com enfase nas particularidades de gestão das empresas envolvidas, do desenvolvimento de produto, das viabilidades mercadologicas e economico/financeiras e dos meios de financiamento.

Público Alvo 

Diretores e Gerentes Financeiros e Administrativos, Arquitetos e Engenheiros de empresas Construtoras e Incorporadoras Residencial, Comercial, Loteamentos e Shoppings Centers.

Profissionais que atuam em operações estruturadas de investimento imobiliario, crédito, financiamento, fundos de investimento, securitização, gestão de patrimonio corporativo e privado e consultorias.

Metodologia 
  • Aulas presenciais com professores e profissionais da área.
  • Serão ministrados exercícios através da resolução de casos reais.
Programa 

1. A Economia e o Mercado Imobiliário (04 horas-aula)
1.1. Conceitos Econômicos
1.2. Conceitos do Mercado Imobiliário
1.3. Histórico e Valor Econômico do Setor na Economia Brasileira
1.4. Variáveis macroeconômicas e correlações na indústria
1.5. As empresas negociadas
1.5. Forecast

2. Incorporação Imobiliária (04 horas-aula)
2.1. Conceitos
2.2. Produtos Imobiliários
Residencial, Comercial, Condomínio Logístico, Hoteleiro, Loteamento, Shopping Centers
2.3. Produtos de Base Imobiliária

3. Gestão da Empresa Construtora e Incorporadora (04 horas-aula)
3.1. Objetivos
3.2. Estrutura Organizacional
3.3. Estrutura de Governança
3.4. SPE e outros

4. Aspectos Jurídicos e Tributários (04 horas-aula)
4.1. Conceitos
4.2. Responsabilidades
4.3. Construtora
4.4. Incorporadora
4.5. Consumidor

5. Uso e ocupação do solo (04 horas-aula)
5.1. Conceitos
5.2. Zoneamento
5.3. Operações Urbanas
5.4. Outorgas e licenças de potencial construtivo
5.4. Riscos 

6. Mercado de Capitais (04 horas-aula)
6.1. Conceitos
6.2. Financiamento
6.3. Fundos Imobiliários
6.4. Fundos de Investimento e Participações
6.5. Securitização
6.6. Capital Privado
6.6. Empresas de Capital Aberto

7. Prospecção de Ativos Fixos - matéria prima (04 horas-aula)
7.1. Terrenos, Edificações, Adaptação do Uso (Retrofit)
7.2. Procedimentos de Cadastramento e Negociação
7.3. Aquisição de Ativos Imobiliários
7.4. Estratégias de Land-Banking

8. Desenvolvimento Imobiliário (04 horas-aula)
8.1. Premissas 
8.2. Agentes
8.3. Recursos de Capital (funding)
8.4. Formatação e Estruturação do Negócio

9. Definição do Produto (04 horas-aula)
9.1. Análise do Mercado e Hipóteses de Aproveitamento
9.2. Definição do Produto (natureza tipologia, padrão).
9.3. Viabilidade Legal, Técnica e Edilícia
9.4. Viabilidade Econômica- Financeira: Cenário Estático e Cenário Dinâmico

10. Precificação e Comercialização de Produtos Imobiliários (04 horas-aula)
10.1. Precificação
10.2. Preço de Mercado e Viabilidade
10.3. Comercializadoras
10.4. Lançamento
10.5. Marketing: publico alvo, verba, mídia, peças publicitárias, promoções
10.3. Fases da Comercialização

11. Etapas da Estruturação Imobiliária - simulação (04 horas-aula)
11.1. Viabilidade: mercadológica, legal, técnica, econômica e financeira.
11.2. Aquisição do Ativo e Montagem Imobiliária
11.3. Planejamento Estratégico e Comercialização
11.4. Construção e Entrega do Empreendimento
11.5. Atendimento ao Cliente

12. Entrega do Empreendimento (04 horas-aula)
12.1. Conceitos
12.2. Aspectos Gerais
12.3. Aspectos Legais
12.4. Responsabilidades

Processo Seletivo 

Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo.

Documentação necessária 

Documentação exigida no ato da matrícula:

» Diploma de nível superior ou Certificado de Conclusão do curso de Graduação ou a carteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas; (*)
» Cédula de Identidade e CPF; (*)
» Comprovante de residência; (*)
» Ex-alunos: certificado de conclusão de curso realizado na FGV. (**)

(*) somente cópias autenticadas ou documentos originais para autenticação no ato da matrícula. A Declaração de conclusão deverá ter sido emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.
(**) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante apresentação da documentação exigida.