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Empreendedorismo Social

Carga Horária: 60 horas-aula
Dias da semana: 3as feiras
Horário: 19h30 às 22h45
Unidade: 9 de Julho
Coordenador(es): Prof. Edgard Barki
Objetivo 

Discutir o modelo de negócios de impacto, suas características e desafios, oferecendo maior conhecimento aos participantes do potencial deste setor e possíveis formas de atuação tanto como empreendedores sociais, trabalhando em negócios de impacto ou em grandes corporações desenvolvendo projetos com impacto social.

Público Alvo 

Profissionais que estão empreendendo ou que queiram empreender socialmente, queiram atuar no mercado de empreendedorismo social de forma mais ativa ou profissionais de grandes empresas que queiram conhecer mais o setor.

Metodologia 

O processo de aprendizado considera a utilização de diversas metodologias: aulas expositivas por professores da FGV e profissionais de mercado que atuam diretamente no setor de empreendedorismo social, com ampla participação dos alunos, leituras direcionadas, estudos de caso, e projetos práticos.

Programa 

O Campo de Empreendedorismo Social (04 horas-aula)

  • Conceituando Negócios Sociais e Negócios de Impacto; 
  • Modelo de Negócios de Impacto Social;
  • Empreendendo um novo negócio social;
  • Interação entre grandes empresas e negócios de impacto;
  • Base da Pirâmide.


Ecossistema de Negócios de Impacto no Brasil (04 horas-aula)

  • O ecossistema dos negócios de impacto;
  • Principais atores e seus papéis. Futuro do ecossistema no Brasil. 


Base da Pirâmide e empreendendo socialmente na periferia (04 horas-aula)

  • Quais as características e necessidades da população da base da pirâmide;
  • Quais os desafios e modelos de negócios para empreender na periferia.


Papel de uma Aceleradora e de um Fundo de Investimento de Impacto (04 horas-aula)

  • Papel de uma aceleradora e de um fundo de investimento para apoiar empreendedores sociais;
  • Quais as principais necessidades dos empreendedores e gargalos no ecossistema.


Desenvolvendo Modelos de Negócios para Empreendedorismo Social (06 horas-aula)

  • Como desenvolver um modelo de negócios de impacto;
  • Aprofundamento nas metodologias de Teoria da Mudança;
  • CANVAS;
  • Design Thinking.


Governança e Desafio de Empreendedores Sociais (04 horas-aula)

  • Quais os principais desafios dos empreendedores sociais e como os negócios de impacto podem se estruturar para enfrentar esses desafios.


Discussão de Casos Brasileiros (10 horas-aula)

  • Como os empreendedores sociais no Brasil estão enfrentando os desafios de empreender;
  • Principais erros e acertos dos empreendedores sociais no Brasil.


Intraempreendedorismo social e o papel das grandes empresas (02 horas-aula)

  • O papel das grandes empresas no ecossistema de negócios de impacto;
  • Função dos intraempreendedores sociais.


Inovação Social & Tecnologia (04 horas-aula)

  • Modelos de inovação social no Brasil e no mundo;
  • Papel da tecnologia para o desenvolvimento de negócios de impacto.


Avaliação de Impacto Social (04 horas-aula)

  • Modelos e métricas de avaliação de impacto social;
  • Desafios da avaliação de impacto social.


Investimentos em Negócios de Impacto (04 horas-aula)

  • Novos modelos de investimentos e captação de recursos para negócios de impacto;
  • Modelos de microfinanças.


Papel do Governo (04 horas-aula)

  • Qual o Papel do Governo no ecossistema de negócios de impacto;
  • Como o Governo pode alavancar experiências de empreendedorismo social.


Aspectos Jurídicos do campo de negócios de impacto (02 horas-aula)

  • Possibilidades e desafios jurídicos de empreender socialmente no Brasil.


Empreendedorismo Social: Moda ou Tendência (04 horas-aula)

  • Qual o futuro do empreendedorismo social;
  • Quais os avanços e desafios futuros.
Investimento: 

Até 29/06/2018: R$ 4.920,00 à vista ou até 6X de R$ 840,53

Até 31/07/2018: R$ 5.116,80 à vista ou até 6X de R$ 874,15

A partir de 01/08/2018: R$ 5.321,47 à vista ou até 6X de R$ 909,12

Formas de Pagamento:
Boleto Bancário -> à vista ou parcelado.
Cartão de Crédito (compra recorrente: Visa e Mastercard) -> parcelado, a partir da 2ª parcela.

» O primeiro pagamento deverá ser realizado via boleto bancário e terá como data de vencimento 3 (três) dias corridos após a efetivação de matrícula. As demais parcelas poderão ser pagas via cartão de crédito ou boleto e terão vencimento para o dia 10 (dez), a partir do mês do início do curso.

» Os planos de investimentos serão válidos para candidatos aprovados com matrículas efetivadas até as datas mencionadas acima. O processo de matrícula compreende entrega da documentação, assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.

Processo Seletivo 

Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo.

Documentação necessária 

Documentação exigida no ato da matrícula:

» Diploma de nível superior ou Certificado de Conclusão do curso de Graduação ou a carteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas; (*)
» Para candidatos sem graduação, mas que possuem experiência na área de saber do curso, deverão apresentar declaração da empresa atestando sua função de nível superior;
» Cédula de Identidade e CPF; (*)
» Comprovante de residência; (*)
» Ex-alunos: certificado de conclusão de curso realizado na FGV. (**)

(*) somente cópias autenticadas ou documentos originais para autenticação no ato da matrícula. A Declaração de conclusão deverá ter sido emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.
(**) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante apresentação da documentação exigida.

Observações 

Eventualmente as aulas poderão ser ministradas fora das instalações da FGV.