Você está aqui

Neurobusiness

Carga Horária: 136 h/a
Dias da semana: 3as e 5as feiras
Horário: 19h30 às 22h45
Unidade: 9 de Julho
Objetivo 

Em tempos em que a inteligência artificial vem impactando cada vez mais o dia a dia dos profissionais, as habilidades humanas estudadas no neurobusiness se tornam um grande diferencial para a ascensão profissional e pessoal. O curso Programa de Formação Avançada em Neurobusiness proporciona a você ferramentas para atuar com maior eficiência e produtividade tanto no campo pessoal quanto profissional, focando no aprimoramento de processos de tomada de decisão e na melhoria de qualidade de vida.

Ao final do curso, você irá adquirir:

  • Capacidade de aplicar diferentes técnicas de Neurobusiness a situações cotidianas do mundo corporativo tais como decisões financeiras, liderança de equipe, marketing e vendas; e
  • Confiança para experimentar mudanças de comportamento pessoal, sobretudo por meio do uso efetivo e consciente de soft skills.
Público Alvo 

O curso Neurobusiness é recomendado para gerentes, e também para líderes executivos de diversos segmentos de negócio que buscam, de forma objetiva e em curto prazo, compreender os processos cerebrais que fundamentam nossa atuação na vida cotidiana, dentre e fora do ambiente de trabalho, com vistas à maior eficiência nos processos de tomada de decisão.

Mínimo de 5 (cinco) anos após a obtenção do nível universitário e atuação profissional em áreas relacionadas à gestão de empresas, negócios ou pessoas.

Metodologia 

As aulas são ministradas por professores da FGV e profissionais de destaque da área de Neurobusiness através de:

  • Estudos de casos
  • Exposição dialogada
  • Intensa interação e troca de experiências no grupo
  • Simulações práticas através de exercícios e jogos de performance
  • Prática reflexiva
  • Análise de possibilidades de aplicação
Programa 

Introdução à Neurociência (16 horas-aula)

  • Definição do campo de análise da neurociência aplicada.
  • Neuroevolução.
  • A teoria do cérebro triuno.
  • A química do cérebro no dia a dia.
  • Conflitos entre instinto, razão e emoção e suas manifestações.


Neuroeconomia (16 horas-aula)

  • A hipótese de racionalidade econômica na Economia tradicional.
  • O processo de tomada de decisão na visão tradicional e a crítica da neuroeconomia.
  • Instinto, emoção e razão nas decisões econômicas.
  • Aversão à perda. 
  • "Contabilidade cerebral” e autoengano.
  • Temas de destaque na economia comportamental e sua relação com a neurociência.


Neurovendas (16 horas-aula)

  • Processos cerebrais na interação vendedor-cliente.
  • Elementos de neurolinguística em vendas.
  • Elementos de neuromarketing em vendas.
  • Perfis de vendedores e clientes e sua relação com os processos cerebrais.
  • Técnicas de vendas e negociais inspiradas pelas contribuições da Neurociência aplicada.
  • Crítica aos processos tradicionais de marketing e vendas


Neuroarquitetura e aplicações (16 horas-aula)

  • Processos cerebrais na interação indivíduo-espaço.
  • Arquitetura, mensagem e experiência do usuário.
  • A percepção do ambiente através dos sentidos.
  • Territorialidade e performance.
  • Arquitetura e impactos no comportamento.
  • Biofilia.
  • Plasticidade cerebral.
     

Exercícios de Performance: Soft Skills, Comunicação e Criatividade (16 horas-aula)

  • Correlação das soft skills e neurobusiness.
  • Expressividade e impactos nos processos cerebrais.
  • As três esferas das soft skills.
  • Exercícios para desenvolvimento das soft skills.
  • Neurociência aplicada à criatividade.
  • Exercícios para desenvolvimento de soft skills.


Neuroliderança (16 horas-aula)

  • Obstáculos comuns na execução de estratégias de liderança e relacionamento e sua relação com a neurociência.
  • Processos mentais de líderes e liderados.
  • Motivação, liderança e estratégia sob a ótica da neurociência.
  • Tipologia de liderança baseada na neurociência.
  • O líder-alfa e o equilíbrio triuno.


Workshop: fórum de discussão (12 horas-aula)

  • Discussão, debates e solução de problemas empresariais, com a aplicação da realidade corporativa dos alunos. Está baseada em casos práticos reais, exemplos dos participantes do curso, artigos científicos, relatórios empresariais e matérias de revistas técnicas. No primeiro encontro, o professor sugere e apresenta o texto para a discussão futura, orienta a pesquisa da base conceitual, indica bibliografia e fontes de pesquisas e propõe questões para serem respondidas e debatidas. No segundo encontro, o professor atua como moderador dos debates entre os alunos, que devem apresentar suas respostas e posições sobre as questões apresentadas.


Neurociência e Gestão de Carreira (12 horas-aula)

  • Carreiras do hoje e do amanhã.
  • Neurocoaching.
  • Impactos da Neurociência aplicada nas empresas e nos profissionais.
  • Planejamento de estratégia de desenvolvimento pessoal frente às novas tendências tecnológicas e aos novos padrões de atuação profissional e de relacionamento pessoal.


Jogos de Performance (16 horas-aula)

  • Exercício dos conhecimentos adquiridos ao longo das disciplinas do curso em contexto cênico envolvendo a interação dos alunos organizados em grupos (equipes), uns com os outros ou com atores convidados e treinados representando diferentes personas típicas: clientes, investidores, diretores, colaboradores.
  • Exercício de habilidades expressivas, com conteúdo tomado à Neurociência aplicada, nas diferentes dimensões do Neurobusiness: liderança, vendas, economia etc. Exercícios práticos e avaliação crítica por meio do uso de soft skills.
Processo Seletivo 

Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo.

Documentação necessária 

Documentação exigida no ato da matrícula:

» Diploma de nível superior ou Certificado de Conclusão do curso de Graduação ou a carteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas; (*)
» Cédula de Identidade e CPF; (*)
» Comprovante de residência; (*)
» Ex-alunos: certificado de conclusão de curso realizado na FGV. (**)

(*) somente cópias autenticadas ou documentos originais para autenticação no ato da matrícula. A Declaração de conclusão deverá ter sido emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado.
(**) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante apresentação da documentação exigida.